terça-feira, 30 de junho de 2009

Vamos inventar a cidade!


Europan - inventar a cidade trata-se de um projecto que pretende envolver a população, sobretudo a carenciada, dando-lhe formação para que, no futuro, possam desenvolver acções de animação e gestão do espaço público.

Deixo-vos aqui alguns exemplos concretos para que possam perceber melhor em que consiste este projecto:
- Praça General Humberto Delgado e área envolvente: esta obra será financiada por este programa e constituirá um novo espaço na cidade dedicado ao peão e à vida pública, resolvendo, assim, o complicado problema de trânsito que são actualmente os cruzamentos fronteiros ao Tribunal.
- a Praça General Humberto Delgado e o troço final da Avenida de São Rosendo, em frente à fachada lateral do Cine-Teatro, serão transformados em áreas pedonais.
- novo enquadramento ao busto do Prof. Pires de Lima da autoria do conceituado escultor Leopoldo de Almeida, que será enquadrado por uma escultura em topiária (técnica tradicional de esculpir em plantas) da autoria da escultora Clara Menéres.
- projecto Europan 9, da autoria do arquitecto Gilberto Pereira, para o Vale do Ribeiro do Matadouro (ainda em fase de execução estando a obra candidatada à segunda fase de candidaturas ao Polis XXI).

O projecto foi apresentado recentemente e, na sua totalidade, representa um investimento global de quase 2 milhões de euros, sendo que a autarquia comparticipa com 30% do montante.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já começaram as operação de cosmética na nossa cidade que custam milhares de euros aos cofres da autarquia. Serás que os tirsenses são estúpidos?
Acredito desta vez o Dr. João Abreu, vai ter oportunidade de mostras que é um homem capaz, honesto, integro, inteligente e muito muito acessível. Força Dr. João Abreu.