segunda-feira, 27 de julho de 2009

Serralves em Santo Tirso


Foi inaugurada no passado sábado, dia 25 de Julho, no Parque Urbano da Rabada, a exposição “De que falamos quando falamos de arte contemporânea?”. Trata-se de uma organização conjunta da Fundação de Serralves e da Câmara de Santo Tirso que estará patente no Parque Urbano da Rabada, até 6 de Agosto.
Nesta exposição poderemos ver inúmeros painéis ilustrados e textos de carácter pedagógico, que, desta forma, ilustram e contextualizam as problemáticas recentes da percepção do objecto artístico, contando uma possível história da arte do século XX.

Na inauguração estiveram presentes Castro Fernandes, João Fernandes, o director do Museu de Serralves, e os escultores Alberto Carneiro (comissário nacional do Simpósio de Escultura de Santo Tirso) e Reinhard Klessinger (artista alemão autor da peça escultórica “a natureza da pedra” que está implantada no jardim adjacente à Praça do Município).
Para Castro Fernandes, esta iniciativa é uma mais valia para a arte contemporânea, uma das muitas implementadas pelo edil tirsense, para quem “pensar Cultura” não é “lançar algumas ideias desgarradas e pontuais de quatro em quatro anos e em mini-bus para inglês ver” mas sim através de uma “coerente política municipal alicerçada em projectos concretos para serem realizados de forma desconcentrada por todo o concelho e em todas as áreas, da escultura ao teatro, passando pela poesia e pela dança”.

Por sua vez, o director do Museu de Serralves referiu-se a esta mostra como uma “não exposição”, na medida em que “utiliza não as obras de arte em si mas as suas imagens que apenas nos servem de ilustração”. Quanto ao local escolhido, João Fernandes considerou o Parque Urbano da Rabada “um local magnífico” onde a “arte e o lazer convivem harmoniosamente” e onde será possível “estimular mais e melhor a curiosidade pela arte”.

Sem comentários: