quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Construção do Call-Center vai arrancar!

Com a assinatura do auto de consignação, que decorreu no passado dia 27 de Janeiro, nas instalações da Câmara Municipal de Santo Tirso, está formalizado o arranque da construção do novo Centro de Atendimento da Portugal Telecom (PT) em Santo Tirso, que vai criar 1200 novos postos de trabalho. O prazo da referida empreitada é de 170 dias de calendário. Como é público, a cidade de Santo Tirso foi escolhida, de entre outras oito, por reunir vantagens comparativas em áreas consideradas muito importantes como as acessibilidades rodoviárias e a rede de transportes. Todavia, como factor determinante, o Presidente da Comissão Executiva da “Portugal Telecom - PT”, Zeinal Bava, apontou a população jovem do Município de Santo Tirso. Foi assim que se cimentou a vontade de construir, em Santo Tirso, um Centro de Atendimento Técnico Especializado (vulgo Call Center) da PT com a criação de 1200 novos postos de trabalho.
A notícia foi tornada pública pela PT no dia 18 de Agosto de 2008 na presença do Primeiro-Ministro, José Sócrates, que se deslocou propositadamente a Santo Tirso para o efeito. Desenvolvidas as parcerias entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e a PT e entre esta empresa e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (Ministério do Trabalho), o novo Centro de Atendimento Técnico Especializado da PT em Santo Tirso começa a ser construído de raiz, num terreno localizado no centro da cidade de Santo Tirso, junto ao Complexo Desportivo Municipal (parte do antigo horto municipal). O centro vai ser devidamente infra-estruturado com tecnologia de última geração de CRM (Customer Relationship Management) e terá 600 posições de atendimento, equivalente a, pelo menos, 1200 postos de trabalho qualificado. Contará ainda com salas de formação técnica contínua (para 100 pessoas), dotadas com tecnologia de e-learning. O novo Centro, tendo em conta a complexidade da sua implementação (construção, infra-estrutura tecnológica e de sistemas de informação), deverá estar em pleno funcionamento em meados do próximo Verão já que começam de imediato as obras de construção do edifício. A selecção e formação dos futuros colaboradores, um dos factores críticos de sucesso do projecto e o mais complexo, começará, também, num muito curto espaço de tempo.
Para Castro Fernandes a notícia do arranque da construção deste Centro de Atendimento Técnico Especializado da Portugal Telecom (PT) foi recebida de forma muito calorosa, já que segundo o Autarca é sinal de que “os prazos estão a ser respeitados e de que [o centro] estará concluído no próximo verão, como afirmara o Presidente da PT”. De resto, o Edil está convencido de que “a PT deverá avançar rapidamente com o processo de selecção e recrutamento dos funcionários” daquela infra-estrutura. “O Gabinete de Emprego da Câmara Municipal de Santo Tirso abriu um espaço de pré-inscrição dos interessados, tendo até ao momento registado cerca de 800 candidaturas, que obviamente fará chegar à Portugal Telecom”. Uma vez mais, Castro Fernandes recordou que estes não serão empregos precários e salientou que será dada primazia aos candidatos desempregados que possuam o 12º ano. Talvez por isso, acrescentou, “houve muita gente que se dirigiu ao Centro de Novas Oportunidades, porque essa é uma das formas que têm de se poderem candidatar a um dos 1200 empregos a disponibilizar neste centro de topo da PT”.

Texto e imagem do site da Câmara Municipal de Santo Tirso

Sem comentários: