quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Santo Tirso dá prioridade ao Emprego

Caros munícipes,

A economia internacional atravessa um momento particularmente difícil, a que Portugal, a região do Vale do Ave e o Concelho de Santo Tirso não poderiam, obviamente, ficar imunes. A crise contagiou a chamada “economia real”, ampliando os receios entre os consumidores e cortando as intenções de investimento de grande parte das empresas. O momento é particularmente adverso, mas é exactamente por isso que a busca de soluções para os problemas do País tem de ser mais aguerrida, e as decisões tomadas ainda mais tenazes.

A Câmara Municipal de Santo Tirso, na senda do trabalho que já vinha desenvolvendo nesta área, elegeu como prioridade para 2009 a implementação efectiva de novas políticas de fomento do Emprego no Concelho. E porque todas as caminhadas começam com um pequeno passo, a criação de um Gabinete de Emprego e Formação Profissional – consumada em 1996, numa iniciativa da Autarquia e da Delegação Regional do Norte do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) –, terá sido o nosso primeiro passo nesse sentido. Mas houve outros!

A recente inauguração do Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica nas instalações da antiga Fábrica do Teles (que a par da excelente rede actual e da melhoria das acessibilidades em todo o Concelho deverá fomentar a fixação de novos pólos empresariais) e a breve instalação de um novo Call-Center da Portugal Telecom no centro da cidade, de que resultará a criação de 1200 postos de trabalho, são dois motivos de esperança na luta diária que travamos pelo bem-estar e pela qualidade de vida de todos os Tirsenses. Mas porque, à semelhança do que começa a acontecer em todo o mundo, a problemática do Emprego se encontra hoje no centro das preocupações em Santo Tirso, a Câmara Municipal de Santo Tirso está atenta e empenhada no cumprimento de um dos seus grandes objectivos para este ano.

Por isso somos uma de apenas quatro autarquias que em Portugal já dispõem de um Centro de Novas Oportunidades próprio, onde foram certificadas as competências de mais de 1200 cidadãos (6º, 9º e 12º ano). Por isso formalizámos um protocolo com a Microsoft e o CITEVE (Centro Tecnológico dos Têxteis) para que os desempregados do sector têxtil pudessem tomar contacto com os computadores e com a Internet, a fim de se prepararem para os desafios da reintegração num mercado de trabalho cada vez mais exigente. Por isso dinamizámos, em parceria com a Escola Secundária de Tomaz Pelayo, a iniciativa «Novas tecnologias, Formação, Empregabilidade, Empreendedorismo e Inovação», que pretende sensibilizar os mais novos, desde a escola, a conhecer as idiossincrasias do mercado de trabalho, para saberem em que áreas poderão ser mais bem sucedidos quando precisarem de procurar emprego.

O Emprego é a nossa maior aposta para este ano, porque do emprego depende a verdadeira inclusão social, a valorização dos seus saberes e das suas capacidades e, por essa via, a sua felicidade. Esta é uma luta de todos, e só unindo esforços poderemos vencê-la.

Mensagem do Presidente
Site da Câmara Municipal de Santo Tirso

Sem comentários: