sábado, 10 de janeiro de 2009

"Trabalhei sempre nos limites"

Na senda de um conjunto de entrevistas que vem fazendo aos presidentes das diferentes Juntas de Freguesia do nosso Concelho, o Santo Tirso Digital entrevistou Manuel Oliveira, autarca de Rebordões. O SANTO TIRSO POSITIVO transcreve aqui o texto publicado.
A Vila de Rebordões está em franca expansão, tem à sua frente como principal responsável o carismático Presidente Manuel Oliveira (M.O.), que já conta 20 anos á frente dos destinos da freguesia. Hoje, ouvimos o Presidente, que nos disse o que lhe vai na alma.

S.T.D. - Quantos habitantes tem a Vila de Rebordões?
M.O. - Segundo os últimos sensos, cerca de 4000.

S.T.D. – E vontades?
M.O. – Inscritos estão 3.300, mas este número, nunca é real devido à emigração.

S.T.D. - Há quantos anos foi Rebordões elevada a Vila?
M.O. - Rebordões foi elevada á categoria de Vila em 24-7-1997, aprovado na Assembleia da República.

S.T.D. – Quais são as principais carências de Rebordões?
M.O. - Rebordões como todas as terras tem sempre muitas carência, mas temos vindo a atenuar e combater essas necessidades, como o abastecimento de água e saneamento básico a toda a Vila, que neste momento já temos cerca de 80% da Freguesia com água e saneamento. Quero dizer que só alguns extremos da freguesia ainda não foram contemplados, que são a zona da ponte, cimo da Vila e uma parte de S. João do Carvalhinho, a este nível são as únicas lacunas da Freguesia. Na implantação do saneamento básico temos tido alguma dificuldade devido à inclinação do terreno, por esse motivo está ligeiramente atrasado.

S.T.D. - Qual foi o investimento mais elevado do mandato?
M.O. - Temos vários investimentos importantes, mas a construção do pavilhão desportivo, foi um investimento importante e uma mais-valia para a terra e não só, mas também para as freguesias vizinhas.

S.T.D. - O pavilhão foi a obra que mais gozo, lhe deu realizar?
M.O. – Sim, mas a rede viária, o saneamento básico, a rede de água, ou os arruamentos, o cemitério, a Capela Mortuária, são carências primárias que foram ultrapassadas, embora o Pavilhão pelo custo e pelo impacto e visibilidade é uma obra marcante. Por isso no meu mandato a construção do pavilhão foi como a cereja no topo do bolo, resultado do trabalho de anos.

S.T.D. – Tem alguma obra em partícula, que gostasse de ver realizada ate ao fim do mandato?
M.O. – O que nós queríamos era que a água chegasse a todas as casas da vila, mas também a conclusão da rede viária, é uma grande prioridade em alguns pontos da Freguesia. Apesar de reconhecer o excelente investimento neste domínio. Mas Existe outro problema que gostava de ver resolvido, apesar de ultrapassar as competências da Junta de Freguesia, teríamos muito gosto em tornar realidade esse projecto, falamos do investimento social que passa pela criação de um centro de dia e jardim-de-infância. Estas infra-estruturas cada dia são mais imprescindíveis numa terra como Rebordões, apesar de estes projectos já estarem a ser trabalhados no terreno.

S.T.D – Sente-se realizado pelo trabalho de 20anos à frente da Junta de Freguesia?
M.O. – Sinto que dei um grande contributo para o desenvolvimento da freguesia, hoje Vila. Podia ter feito mais, como também podia ter feito menos. Tenho consciência que fiz o melhor pela minha terra, ultrapassei situações muito complicadas, como por exemplo o pavilhão, que hoje é uma realidade, mas foi resultado de muito trabalho. Se alguma coisa falta em Rebordões, não é porque eu não me tenha esforçado e empenhado pelos interesses da Freguesia, pois eu trabalhei sempre nos limites.

S.T.D. – Acha que tem reunidas condições para se lançar em nova candidatura?
M.O. – Esse é um assunto que terá de ser bem ponderado, pois eu já tenho 20anos como Presidente de Junta e 3 como Secretário, são 23ano, é uma vida ao serviço da minha terra, por isso penso que uma pessoa não deve persistir muito tempo no mesmo cargo. A minha ideia é outra, e passa por ouvir o partido, mas a minha vontade neste momento é colocar o lugar à disposição a uma candidatura jovem, com outros projectos, eu estarei sempre ao lado para apoiar, pois tudo tem um fim. Na minha modesta opinião não devemos prolongar os mandatos sobre pena de saturar as pessoas. Gostaria de deixar a maior disponibilidade em colaborar para ajudar a associação a concretizar o projecto que tem em mãos, estou a falar da construção do centro social, esse sim é o meu principal objectivo. Antes de terminar, gostaria desejar a todo o povo de Rebordões um bom ano de 2009.

Texto e imagem: Santo Tirso Digital

Sem comentários: