segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A poesia está (novamente) na rua

A. M. Pires Cabral vai ser o poeta homenageado na sexta edição da iniciativa "A Poesia está na Rua" que volta a Santo Tirso, a partir do próximo dia 14, disse hoje à Lusa fonte da organização. Esta iniciativa cultural, que se realiza em Santo Tirso desde 2004 e se prolonga até 21 de Março, é promovida pela Câmara de Santo Tirso, que escolheu o título simbólico "Pano Pramangas" para o vasto programa de actividades que durará 36 dias. O poeta A. M. Pires Cabral é o homenageado deste ano, seguindo-se a António Ramos Rosa na primeira edição, (em 2004), Cruzeiro Seixas ("A Poesia e o Surrealismo" - 2005), Manuel António Pina ("A Poesia faz bem à Saúde" - 2006), José Tolentino de Mendonça ("A Fé na Poesia" - 2007) e António Osório ("Ofício de Poeta" - 2008).
A. M. Pires Cabral, que nasceu em Chacim, Macedo de Cavaleiros, em 1941, é licenciado em Filologia Germânica e professor do ensino secundário em Vila Real e assessor cultural da Câmara de Vila Real, tendo coordenado importantes e regulares acções culturais patrocinadas pela autarquia. É sócio da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, membro do Núcleo Cultural Municipal de Vila Real e Chefe de Redacção da revista Tellus. Em 1983 ganhou o Prémio Literário do Círculo de Leitores, com o livro Sancirilo (de ficção) e foi recentemente galardoado com o Prémio D. Diniz, atribuído pela Fundação da Casa de Mateus pelos seus livros de poesia "Douro: Pizzicato e Chula" e "Que Comboio é Este".
O presidente da Câmara de Santo Tirso, entidade que organiza a iniciativa, justificou, em declarações à Lusa, a escolha do tema de 2009 - "Pano Pramangas" - como sendo "mais uma homenagem ao sector têxtil que até há uma década ocupava cerca de 80 por cento da população local". "Com esta escolha queremos também sublinhar que a indústria têxtil não acabou", afirmou Castro Fernandes. O autarca socialista reconheceu que as unidades de produção baseadas na mão-de-obra intensiva, como as fiações e tecelagens, acabaram face à concorrência desleal de países como a China e o Paquistão, a cujas produções o Acordo Multi-Fibras abriu as portas do mercado europeu. "Mas Santo Tirso continua muito forte no sector dos acabamentos e na confecção de média alta gama e topo de gama", garantiu Castro Fernandes.
A indústria têxtil marcou indelevelmente a actividade económica e o tecido social na região do Vale do Ave entre os séculos XIX e XX, particularmente do Médio Ave, onde se localiza Santo Tirso. A indústria têxtil algodoeira foi o motor de crescimento económico e prosperidade da região no século XX, resultando no aparecimento de inúmeras fábricas e forjando uma cultura operária presente em várias manifestações artísticas: do teatro à música, passando pela arte e poesia. O programa abre no dia 14 (Dia dos Namorados) com uma sessão na Praça do Município a partir das 15:00 e até ás 19:00, sob o mote "Pelos fios da teia" com "poesia dita e poesia nos lenços dos namorados", oferecidos aos pares enamorados que aceitem o desafio de participar.
O programa inclui inúmeras sessões de poesia, dita nos mais inesperados contextos, teatro, artes plásticas, música e cinema, estando ainda programadas muitas outras actividades que vão desde Expocamélia "onde a beleza das camélias será embrulhada em versos" até à homenagem ao poeta A. M. Pires Cabral. Como é habitual, "A Poesia está na Rua" termina com a maratona "24 horas de poesia", que dura das 00:00 até às 24:00 do dia de encerramento - 21 de Março.

Fonte: Agência Lusa

Sem comentários: