segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Visita de trabalho a S. Tomé de Negrelos

O Presidente Castro Fernandes esteve na manhã do dia 14 de Fevereiro em S. Tomé de Negrelos, onde – a convite do presidente de Junta de Freguesia, Henrique Pinheiro Machado - procedeu a mais uma «presidência de proximidade». Nesta visita de trabalho, Castro Fernandes fez-se acompanhar pela Vereadora da Educação, Ana Maria Ferreira e por vários técnicos camarários.

Na importante reunião de trabalho que antecedeu a visita propriamente dita – e na qual marcaram presença o executivo da junta e vários membros da assembleia de freguesia – o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso ouviu o presidente da Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos, Henrique P. Machado, “descrever um plano geral de obras prioritárias que incluía cerca de 40 empreitadas”.

Deste enorme leque de obras, destacamos a construção da Casa Mortuária, a requalificação do Cemitério, a construção do Centro Escolar, a rectificação e pavimentação dos eixos viários Ponte-Pombinhas e Devesa-Mourinha, a rectificação, alargamento e pavimentação da Rua de José Ferreira de Oliveira (Sequeiros) e a requalificação de mais uma vintena de vias, o reforço da iluminação em quatro ruas da freguesia, a recuperação do edifício da Junta de Freguesia e do Castro de Santa Margarida (monumento nacional) e, ainda a aquisição da Casa das Leiras para Centro Cultural.

Face “às 40 reivindicações” apresentadas pelo presidente da Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos, o Presidente Castro Fernandes afirmou conhecer a grande maioria delas mas não teve pejo em dizer que teria de começar pelas mais prioritárias. Depois de lembrar que as suas visitas de trabalho às freguesias são anuais [e não só em anos de eleições], enumerou o que está a ser programado, o que está em curso e o que, entretanto, foi concluído na Vila de S. Tomé de Negrelos.

6,4 MILHÕES DE EUROS PARA A EBI: Em finais do corrente mês, a Câmara Municipal de Santo Tirso terá nas suas mãos o projecto da futura EBI de S. Tomé de Negrelos, podendo então lançar a obra a concurso público. Trata-se de uma obra que vai rondar os 6, 4 milhões de euros. “Este é, claramente, o maior investimento alguma vez feito no nosso concelho na área da Educação” referiu Castro Fernandes. A nova EBI de S. Tomé de Negrelos vai ser uma escola do futuro, uma escola verde. Onde não são esquecidas as questões relacionadas com a eficiência energética, garantindo elevados níveis de conforto térmico e acústico. A nova escola ficará implantada num terreno com 27 195 m2 – adquirido pela Câmara Municipal por cerca de 300 mil euros – e vai integrar o Pré-escolar, o 1º Ciclo Ensino Básico, o 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e, ainda, a Escola da Ponte. Vai dispor de um pavilhão desportivo com 1 688 m2 e os espaços exteriores integram um Parque infantil, uma Área Desportiva de ar livre e uma Área de Pomar e Hortas. Existirão fora do perímetro da escola duas áreas distintas para aparcamento: uma para professores e encarregados de educação e outra para utilizadores das instalações desportivas.

1, 7 MILHÕES DE EUROS EM ÁGUA E ESGOTOS: Na área do abastecimento de água e drenagem de águas residuais (esgotos) já foram investidos na Vila de Negrelos cerca de 1, 7 milhões de euros. No abastecimento de água (636 mil euros já investidos) e na área da drenagem de esgotos (obras executadas pelos SMAES) um montante que já ultrapassa um milhão de euros e que passamos a enumerar: EN 209 – 2 (130 mil euros no âmbito da obra de recuperação desta via); EM 643 (90 mil euros no âmbito da recuperação da via); ZONA CENTRAL da Vila de S. Tomé (30 mil euros no âmbito da recuperação desta zona); 1ª FASE DE REBORDÕES (340 mil euros respeitante a 45% da empreitada); 1ª FASE DE S. TOMÉ DE NEGRELOS (522 mil euros de obra já concluída) e 2ª FASE DE S. TOMÉ DE NEGRELOS (obra a concurso no valor de 159 mil euros).

APRESENTADA A MAQUETE DA NOVA CASA MORTUÁRIA: Ainda durante a reunião de trabalho foi apresentada publicamente a maquete da nova Casa Mortuária de S. Tomé de Negrelos. O novo equipamento foi pensado de forma a não ofuscar a Loggia Quinhentista da Capela Manuelina (monumento nacional) existente no local. “Trata-se de uma boa solução”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, agradecendo “a disponibilidade da Paróquia para resolver um assunto que já durava há vários anos”. Serão gastos na nova Casa Mortuária cerca de 55 mil euros. O projecto está concluído e espera-se a última palavra do IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico) para avançar definitivamente com a obra.

OBRAS JÁ CONCLUÍDAS: Rua da Bela Vista – 114 mil euros gastou a Câmara Municipal de Santo Tirso na rectificação e pavimentação do CP localizado no Lugar de Santo António. Rua e Travessa do Fojo – 22 mil euros custou a pavimentação e execução de drenagem de águas pluviais nestas duas vias. Rua da Presa Velha – 16 mil euros gastos na construção de muro de suporte ao tanque. Rua do Santíssimo Sacramento – 10 mil euros investidos no alargamento de um troço da via.

OBRAS EM CURSO OU COM PROJECTO EM FASE DE CONCLUSÃO: Drenagem de Águas Pluviais na Rua das Leirinhas – obra em curso (foto), 117 mil euros. Reparação do CM 1114 no Lugar de Quintão – obra em curso, 123 mil euros Requalificação do Cemitério – O cemitério será alvo de obras de remodelação (100 mil euros) em breve e que integram a construção de sanitários. Alargamento e Pavimentação da Rua José Ferreira de Oliveira – projecto desta obra avaliada em 155 mil euros, já está concluído Arranjo Urbanístico do Largo da Presa da Mó – projecto da obra, avaliada em 12 mil euros, já está concluído. Reabilitação da Envolvente ao Equipamento das Pombinhas - a obra, avaliada em 15 mil euros, será subsidiada pela Câmara Municipal e delegada na Junta de Freguesia. Alargamento e Pavimentação do Eixo - Ruas da Devesa, Ginjo e Vilarinho de S. Romão – projecto em curso Rua Victor Haettich e Rua das Arribadas - regularização do traçado, pavimentação e drenagem de águas pluviais estão no projecto em curso.

Texto e imagem do site da Câmara Municipal

Sem comentários: