terça-feira, 22 de setembro de 2009

Câmara dedica e entrega livro a medalhados

ESTA COLECTÂNEA É DEDICADA AOS TIRSENSES QUE, NA ÚLTIMA DÉCADA, MAIS SE DISTINGUIRAM PELA PRÁTICA DE VALORES HUMANOS E SOCIAIS, CONSTITUINDO-SE COMO UMA MAIS-VALIA PARA O EXERCÍCIO DE UMA CIDADANIA RESPONSÁVEL E DEMOCRÁTICA”

Numa cerimónia pública que decorreu no átrio dos Paços do Concelho, no dia 18 de Setembro, a Câmara Municipal de Santo Tirso procedeu à entrega do livro “Santo Tirso Presta Homenagem”, publicação dedicada a todos os Munícipes e Instituições Tirsenses distinguidos com Medalhas de Honra e de Mérito Municipal na última década.

Como é do conhecimento público, todos os anos, a cada celebração do “25 de Abril”, a Câmara Municipal de Santo Tirso faz questão de homenagear aqueles que levam o nome de Santo Tirso bem mais além. São artistas, políticos, religiosos, advogados, empresários, médicos, desportistas, figuras exemplares que se distinguem pela prática de valores humanos e sociais, constituindo-se como uma mais-valia para o exercício de uma cidadania responsável e democrática.

Ao longo dos últimos dez anos, foram entregues 132 Medalhas no Concelho de Santo Tirso, de entre as quais se contam 13 Medalhas de Honra, 48 Medalhas de Mérito Municipal, 57 Medalhas de Mérito Desportivo, 13 Medalhas de Mérito Cultural e 1 Medalha de Mérito Desportivo e Cultural.

Na cerimónia da entrega do livro “Santo Tirso Presta Homenagem”, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, referiu que a nova publicação “dividida em cinco partes” não é mais do que uma colectânea de textos e fotografias “dedicada aos tirsenses que, na última década, mais se distinguiram pela prática de valores humanos e sociais, constituindo-se como uma mais-valia para o exercício de uma cidadania responsável e democrática" pelo que, insistiu, "faz todo o sentido que através desta nova publicação esses ilustres munícipes e instituições se tornem exemplos mais visíveis e testemunhos a seguir”.

A primeira parte do livro é dedicada à História de Santo Tirso e aos seus antepassados, figuras das quais a Câmara Municipal de Santo Tirso muito se orgulha e não se coíbe de homenagear sempre que possível. Nela são dedicadas algumas linhas às principais figuras que ajudaram a formar Santo Tirso, nomeadamente S. Rosendo (o Bispo), Manuel José Ribeiro (o Conde de S. Bento), José Luis de Andrade, Bernardino Luis de Andrade, João Justiniano de Sousa Trepa, José Alves Ferreira de Lemos, Joaquim Augusto da Fonseca Pedrosa, Albino de Sousa Cruz, Joaquim Alberto Pires de Lima, António Augusto Pires de Lima, António Faria Carneiro Pacheco, Alexandre de Córdova, Alexandre Lima Carneiro, Tomaz Pelayo, Délio de Castro Cardoso Santarém, Fernando Andrade Pires de Lima e Manuel Eduardo de Sousa.

A segunda parte de livro enumera todos os Homenageados da última década, incluindo as 13 Medalhas de Honra, as 48 Medalhas de Mérito Municipal, as 57 Medalhas de Mérito Desportivo, as 13 Medalhas de Mérito Cultural e a Medalha de Mérito Desportivo e Cultural.

Se a terceira parte releva os 13 Homenageados com Medalha de Honra do Concelho já a quarta parte realça as Instituições Medalhadas em áreas tão distintas como a Educação, Religião e Solidariedade, Cultura Popular, Desporto e Cooperativismo.

Finalmente o quinto capítulo constitui um verdadeiro álbum fotográfico na medida em que nele se podem ver as fotografias dos homenageados a partir de 2004.

CMST

Sem comentários: