quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Primeiro-Ministro inaugura nova urgência

O Primeiro-Ministro, José Sócrates, deslocou-se na segunda-feira, dia 31 de Agosto, a Santo Tirso, onde presidiu à cerimónia de inauguração da nova “Urgência” do Hospital de Santo Tirso (sede do Centro Hospitalar do Médio Ave).

À espera do chefe do Governo estavam – para além de mais de um milhar de munícipes de Santo Tirso que fizeram questão de o cumprimentar efusivamente – a Ministra da Saúde, Ana Jorge, o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, o Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, José Dias, o presidente do Conselho Directivo da ARS-Norte, Maciel Barbosa, o presidente do Conselho Directivo do INEM, Abílio Gomes, o Governador Civil do Porto, Agostinho Gonçalves e ainda do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Carlos Lage.

INVESTIDOS NA “NOVA URGÊNCIA” MAIS DE UM MILHÃO DE EUROS

Durante a cerimónia de inauguração do novo “Serviço de Urgência” da Unidade de Santo Tirso do Centro Hospitalar do Médio Ave – onde foram investidos mais de um milhão de euros na requalificação funcional, ambiental e arquitectónica das antigas instalações - tanto no que se refere ao espaço físico (agora com mais de 600 metros quadrados de área útil) como ao nível dos equipamentos. A nova “Urgência” passa assim a dispor de uma sala de emergência autónoma (totalmente informatizada) que beneficia da distribuição da imagem radiológica digital e de um sistema certificado de controlo de qualidade do ar. Neste novo “serviço de urgência” recorre-se ainda à energia solar para o aquecimento das águas.

ASSINADOS PROTOCOLOS COM O INEM E COM O IPO (Porto)

No decorrer da cerimónia de inauguração foram assinados protocolos com o Instituto de Emergência Médica – INEM com o objectivo da instalação no Centro Hospitalar do Médio Ave (Centro Hospitalar que serve as populações de Santo Tirso, Famalicão e Trofa) de uma VMER - Viatura Médica de Emergência e Reanimação. Esta VMER transportará uma equipa constituída por um médico e um enfermeiro devidamente equipada para garantir o suporte avançado de vida e abordagem a qualquer politraumatizado. Refira-se que o CHMA já dispõe, na Unidade de Santo Tirso, de uma SIV – Viatura de Suporte Imediato de Vida, pelo que ficam assim devidamente estruturados os Serviços de Urgência/Emergência definida pelo Ministério da Saúde para esta região. Entretanto, foi também assinado um protocolo – de características inovadoras no nosso país – com o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto que estabelece uma nova forma de associação/colaboração entre as duas entidades (CHMA e IPO) com o objectivo de conciliar e potenciar todos os meios técnicos e humanos no tratamento de doentes de foro oncológico. Os dois protocolos, depois de assinados, foram devidamente homologados pela Ministra da Saúde, Ana Jorge.

CASTRO FERNANDES AGRADECE A JOSÉ SÓCRATES NÃO SÓ AS “OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DO HOSPITAL” COMO A CONSTRUÇÃO DE “OUTRAS INFRA-ESTUTURAS DE SAÚDE NO CONCELHO”

“Foi difícil chegar aqui, mas como se pode ver valeu a pena.” Assim iniciou Castro Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, a sua pequena intervenção aquando da inauguração da nova “Urgência” do Hospital de Santo Tirso. Visivelmente satisfeito, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso afirmou “agora se pode ver como é importante para a população do Concelho de Santo Tirso esta nova Urgência”. Agradeço ao nosso Primeiro-Ministro e a este Governo não só “as obras de requalificação deste hospital” como a “construção de outras infra-estruturas de saúde no concelho”, lembrando naturalmente “o novo Centro de Saúde de Santo Tirso, a requalificação do Centro de Saúde de S. Tomé de Negrelos e as novas Extensões de Saúde de Vila das Aves e Veiga do Leça”. E adiantou que mais duas infra-estruturas de saúde “estão a nascer no nosso concelho, as novas extensões de saúde de Areias e de S. Martinho do Campo”. Por isso, concluiu “em nome dos munícipes de Santo Tirso, o meu sincero Obrigado, Sr. Primeiro-Ministro”.

PRESIDENTE DO CHMA RELEVA “AS DUAS VISITAS DO PRIMEIRO-MINISTRO”

José Dias, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) começou por afirmar que “não tinha memória de visitas de um Primeiro-Ministro a qualquer uma das unidades deste Centro Hospitalar”. Mas a verdade, segundo ele, é que “em dois anos e meio, e por duas vezes, o senhor Primeiro-Ministro nos honrou com as suas visitas”. E salientou que se é frequente ouvirmos que os políticos “estão como que afastados das dificuldades e dos anseios da população, este não é de todo o que se passa na nossa região”. “Estamos, por isso, muito satisfeitos, porque completamos hoje um ciclo de inaugurações de novas estruturas indispensáveis para a população da nossa região” disse ainda José Dias, o presidente do CHMA, que enumerou as obras que, em dois anos e meio, já permitiu criar, na unidade de Santo Tirso: Uma unidade de Cirurgia de Ambulatório, num investimento de cerca de dois milhões de euros, serviço que permitiu no final de Julho ultrapassar a meta nacional de 50% de episódios de cirurgia de ambulatório no total de cirurgias programadas. Isto para além do milhão de euros investidos na urgência agora visitada nesta unidade de Santo Tirso ou ainda a requalificação dos serviços de internamento de Cirurgia e Ortopedia nesta unidade de Santo Tirso. José Dias disse ainda que será assinado, ainda, nas próximas semanas, um acordo de cooperação, com o Hospital Magalhães Lemos, que suporte o novo serviço de Saúde Mental do nosso Centro Hospitalar, já em fase de instalação. Durante o ano de 2010 será construído na Unidade de Santo Tirso “um novo edifício para uma unidade de convalescença integrada na rede de cuidados continuados, para um serviço de medicina física e reabilitação e para novos internamentos de especialidades num investimento de cinco milhões de euros”.

PRIMEIRO-MINISTRO LEMBRA REFORMAS E ELOGIA SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

O Primeiro-Ministro, José Sócrates fez questão de lembrar “as reformas feitas pelo Governo no Serviço Nacional de Saúde”, considerando tratar-se de “uma área de progresso do país” que até faz inveja aos Estados Unidos da América. E adiantou que “também aqui em Santo Tirso” – depois da construção do novo Serviço de Urgência - “as pessoas passaram a dispor de melhores e mais seguras condições no acesso à Saúde”. E, acrescentou: “No momento em que toda a América se mobiliza para o debate sobre o Serviço Nacional de Saúde e Barack Obama luta contra a injustiça dos que não têm acesso à saúde, é um prazer ver Portugal vencer esta batalha civilizacional", salientou. É que em causa estão valores como “a igualdade, a equidade e a dignidade da vida humana”. E concluiu ser em nome de um SNS melhor que “dirijo palavras de agradecimento e de incentivo aos funcionários deste hospital – médicos, enfermeiros e administrativos – para que possam, agora que estão dadas melhores condições de trabalho, servir melhor os seus utentes”.

Fonte: CMST

Sem comentários: