terça-feira, 22 de setembro de 2009

Inaugurada a Escola de Cabanas - Monte Córdova

O Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, acaba de inaugurar a Escola de Cabanas, em Monte Córdova, depois do edifício escolar existente (1959) ter sido alvo de obras de recuperação e ampliação avaliadas em 273 mil euros.

À espera do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso – que se fez acompanhar pela Vereadora da Educação Ana Maria Ferreira e por vários técnicos camarários – estavam os professores e os alunos da Escola de Cabanas, o presidente da Junta de Freguesia de Monte Córdova e restante executivo, a directora do Agrupamento de Escolas de Santo Tirso, a presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola de Cabanas e muitos populares de Monte Córdova.

Depois do descerramento da placa inaugural e dos agradecimentos por parte dos alunos (sempre muito genuínos e criativos na forma de o fazer) dos professores e da representante dos pais dos alunos, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes começou por considerar as obras de requalificação da escola existente “umas obras dignas e feitas em tempo recorde” já que, adiantou “para além de dar maior dignidade à escola existente” também permitiu que o arranque do ano lectivo “tivesse decorrido sem atrasos e com a maior das tranquilidades”. Segundo Castro Fernandes “a prova de que a Educação é uma Prioridade” para a Câm

ara Municipal de Santo Tirso reside no montante que está a ser investido - “mais de dez milhões de euros” - na construção de seis novos centros escolares no concelho, realçando que só, em Monte Córdova, foram gastos nos últimos anos “mais de 591 mil euros só na beneficiação de escolas”. E satisfeito, concluiu: “Mas vale a pena, quem não gostaria de ter uma escola destas?”.

Importa referir que, depois deste importante investimento camarário, a nova Escola de Cabanas passa a dispor de duas salas de aula, instalações sanitárias para crianças (incluindo as de mobilidade reduzida) e para professores, uma sala polivalente/refeitório, uma cozinha e despensa, uma sala de professores/educadores e um espaço para arrumos.

Nos espaços exteriores – cujos acessos foram significativamente melhorados – foi criado um parque de jogos, uma zona com jogos tradicionais e equipamento infantil, e uma zona verde.

Neste momento frequentam a Escola Básica do 1º Ciclo de Cabanas (Monte Córdova) 42 alunos.

CMST

1 comentário:

Anónimo disse...

Finalmente o dono do blog Santo Tirso toda a verdade assumiu-se e deixou de aceitar comentários contrários à sua cor política, que todos bem sabemos qual é. Só é de lamentar que essa tomada de posição surja de um fulano que se arma em paladino da verdade, que diz não ter cor política e que se acha um exemplo de liberdade e democracia. Afinal… Pela boca morre o peixe!