quarta-feira, 7 de outubro de 2009

«NOVAS TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO, EMPREGABILIDADE, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO»


No final da tarde do dia 6 de Outubro, decorreu no átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso a cerimónia de entrega de prémios relativos aos trabalhos finais apresentados pelos alunos de várias escolas no âmbito da iniciativa municipal pró-emprego "Novas Tecnologias, Formação, Empregabilidade, Empreendedorismo e Inovação" promovido pela Câmara Municipal e pela Escola Secundária Tomaz Pelayo.

Classificação Final do Concurso - Prémios

Categoria: Videoprofissões

1º Lugar – “ Reviver o Passado e Imaginar o Futuro”: Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Campo: 1 Máquina Fotográfica

2º Lugar – “Lamelas”: Agrupamento de Escolas d’Agrela e Vale do Leça: 1 Router wireless

3º Lugar – “Sabichões”: Agrupamento de Escolas de Santo Tirso: 1 Leitor gravador DVD USB Alunos: pens de 2G

Categoria: Apresentações Interactivas

1º Lugar (ex quo) – “NICS”: Agrupamento d’Agrela e Vale do Leça/ Arrob@ - Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento: 2 Máquinas Fotográfica

2º Lugar – “Mecânicos”: Escola Secundária de Tomaz Pelayo: 1 Router wireless

3º Lugar – “Powerline” : Agrupamento d’Agrela e Vale do Leça: 1 Leitor gravador DVD USB Alunos: pens de 4G

Categoria: Videocurriculum

1º Lugar – “A Quadrilha”: Escola Secundária de Tomaz Pelayo: 1 Máquina Fotográfica

2º Lugar – “ESDAH 1”: Escola Secundária D. Afonso Henriques: 1 Router wireless

3º Lugar – “CIDES”: Escola Profissional de Serviços Cidenai:1 Leitor gravador DVD USB Alunos: pens de 4G

Categoria: Portal de Emprego

1º Lugar – “Oficina”: Oficina - Escola Profissional do INA: 1 Disco Externo

2º Lugar – “ESDAH 4”: Escola Secundária D. Afonso Henriques: 1 Router wireless

3º Lugar – “ESDAH 3”: Escola Secundária D. Afonso Henriques: 1 Leitor gravador DVD USB -

Menções Honrosas: “Revolução” e “Biteaters”: Escola Secundária de Tomaz Pelayo: 2 pens de 16G Alunos: pens de 8G

"Novas Tecnologias, Formação, Empregabilidade, Empreendedorismo e Inovação" é uma iniciativa pró-emprego que está a ser promovido no Concelho de Santo Tirso conjuntamente pela Câmara Municipal e pela Escola Secundária Tomaz Pelayo com a colaboração de várias Instituições Educativas e Empresas.

Na primeira fase da iniciativa – que agora encerra - foi lançado um desafio a alunos e professores das várias escolas do concelho: Perspectivar o seu futuro profissional, conhecendo a oferta formativa e as alternativas de inserção no mercado de trabalho, através da realização de trabalhos práticos nos Centros CRIES (Computadores, Redes e Informática nas Escolas).

O desafio foi de tal maneira bem aceite pela comunidade estudantil que aderiram ao projecto 2500 alunos. Estes, devidamente acompanhados e coordenados por uma centena de professores da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação, elaboraram os seus trabalhos nas próprias escolas. Aderiram à iniciativa os seguintes nove estabelecimentos de ensino: Agrupamento de Escolas d' Agrela e Vale do Leça; Agrupamento de Escolas de Santo Tirso; Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Campo; Colégio de Santa Teresa de Jesus; Oficina-Escola Profissional do INA (Instituto Nun´Álvres); Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento; Escola Profissional de Serviços Cidenai; Escola Secundária D. Afonso Henriques e Escola Secundária Tomaz Pelayo.

Reunidos em grupos, os trabalhos dos alunos foram desenvolvidos consoante os graus de ensino que frequentavam e de acordo com a seguinte metodologia:

1º e 2º ciclos – As profissões: o que quero ser quando for crescido?

Mediante a utilização dos suportes informáticos existentes nas escolas, nomeadamente o computador “Magalhães”, os alunos teriam que realizar trabalhos criativos e de pesquisa sobre as profissões, tendo por base as suas ideias quanto ao seu próprio futuro. Produto final: vídeos-profissão.

3º ciclo – Escolhas e percursos formativos: qual o meu rumo?

Chegados ao final do 9º ano, os jovens sentem normalmente dificuldade em definir o rumo a tomar para o futuro. Os gabinetes de apoio ao aluno existentes nas escolas são uma ajuda fundamental, mas só um conhecimento mais aprofundado de todas as opções formativas existentes poderá ajudar verdadeiramente cada estudante. Por isso, no âmbito deste projecto, os alunos do 3º ciclo de escolaridade teriam que fazer uma investigação alargada de todas as hipóteses de que dispõem, sistematizando os resultados dessa pesquisa num documento explicativo que teria que ser completado com as observações e perguntas dos participantes, e difundido por via electrónica, para uma mais eficaz troca de ideias. Produtos finais: apresentação interactiva e o vídeo-curricular.

4º ciclo – Inserção no mercado de trabalho: que alternativas?

Mais do que qualquer outro estudante, os finalistas do 12º ano necessitam de avaliar com clareza os vários caminhos que podem seguir até à sua profissionalização. Saber quais as alternativas disponíveis e os mecanismos e os instrumentos de que dispõem é a melhor maneira de perspectivarem o seu futuro. A apresentação de trabalhos criativos, no âmbito de um dossier digital, seria um factor-chave. Produtos finais: criação de um portal de emprego e o vídeo-curricular.

Os melhores trabalhos foram assim apresentados e premiados numa cerimónia pública que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, do presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Tomaz Pelayo, Fernando Almeida, das Vereadoras Ana Maria Ferreira (Educação) e Júlia Godinho (Cultura), da representante da Direcção Regional de Educação do Norte, Cristina Soutinho, do Delegado Regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Avelino Leite, dos Directores das Escolas Participantes e de muitos Alunos e Pais.

O presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Tomaz Pelayo (ESTP), Fernando Almeida, começou por “enaltecer a iniciativa” e por “saudar os alunos e professores nela envolvidos”. Depois de referir que a ESTP “será sempre uma escola aberta à comunidade” quer para acolher “esta como outras iniciativas”, reforçou a ideia de que na ESTP “os alunos aprendem a saber e a saber fazer” e daí a “nossa aposta nos cursos profissionais” e na “educação para adultos, proporcionando-lhes uma segunda oportunidade”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, “a excelente qualidade dos trabalhos” realizados e apresentados pelos alunos e respectivos professores só “comprovam que as novas e modernas tecnologias se encontram cada vez mais ao alcance de todos, nomeadamente nas nossas escolas, nos nossos alunos, nas nossas instituições e nas nossas empresas”. Depois de afirmar que os principais objectivos desta primeira edição do projecto “foram integralmente cumpridos” na medida em saiu privilegiada “a investigação sobre o emprego e a formação dos jovens; o ensino e a formação vocacionada para a vida activa; o reforço e a criação de novas sinergias e a aproximação da comunidade escolar ao tecido empresarial e industrial da região”, Castro Fernandes desafiou todos os intervenientes a avançar logo que possível com a 2ª edição deste importante projecto com a “criação de uma plataforma tecnológica pró-emprego, assente em redes de cooperação e colaboração” para ajudar a constituir “uma base de informação, documentação e conhecimento” acessível a todos, sobretudo “aos jovens desempregados ou candidatos a primeiro emprego, desempregados de longa duração e estudantes” para que estes possam ter “livre acesso às ofertas das entidades empregadoras e formadoras”

GOVERNO CONFIRMA NOVAS INSTALAÇÕES PARA O IEFP DE SANTO TIRSO

Já no final da cerimónia, Castro Fernandes avançou com a notícia, em primeira mão, de que já está decidido que o IEFP- Instituto de Emprego e Formação Profissional (Centro de Emprego) de Santo Tirso vai ter novas instalações. A garantia foi-lhe dada pelo Governo que, para o efeito, já abriu o necessário procedimento público.

Fonte: CMST

4 comentários:

Sou PS disse...

Eu NÃO voto Castro Fernandes porque:

1 - Deixou a ARTAVE fugir para Famalicão, a nova escola terá 60 salas, e auditórios e 2000 alunos, sim 2000 !!!

2 - Deixou fugir o Atlantic Park para .... Famalicão, investimento, comércio, visitantes.

3 - Por todas as promessas que constam no plano de investimentos da Câmara e ficaram por cumprir.

4 - Pelo Parque do Verdeal e pelo Parque das Rosas. Pelas quebradas tampas de saneamento com meio metro de altura no Parque da Rabada, que provocam um cheiro nauseabundo.

5 - Por ser-mos um dos Concelhos com pior poder de compra.

6 - Por ser-mos um dos Concelhos com maior percentagem de desemprego.

7 - Por fazerem obras à pressa sem conhecerem as reais necessidades de cada freguesia.

8 - Por dizerem que a PT é uma obra deles, quando na realidade não o é.

9 - Por só fazerem obra e festas quando é ano de eleições. Imperdoavel!

10 - Por ter-mos um dos IMI's mais elevados do País.

11 - Porque os dinheiros publicos são muito mal geridos.

Votem, mas NÃO votem PS, NÃO votem Castro Fernandes.

CSI SANTO TIRSO disse...

Consulte csisantotirso.blogspot.com

SANTO TIRSO - Toda a Verdade disse...

A GRUA FANTASMA (Brevemente num Cinema em Santo Tirso)

Anónimo disse...

http://meninotirsense.blogspot.com/