segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Câmara Assinala Dia dos Avós


No passado dia 26 de Julho, a Câmara Municipal de Santo Tirso assinalou o Dia dos Avós, juntando no Parque D. Maria II cerca de 2 000 pessoas de todo o concelho. A iniciativa, intitulada “Mostra-me como foi”, teve como pano de fundo os anos 50 do século passado.

Com a participação de cerca de 200 actores e figurantes devidamente caracterizados, foram recriadas algumas das experiências de vida que marcaram aquela época, como por exemplo a desfolhada, as lavadeiras no rio, a galinheira, a azeiteira, a leiteira, o engraxador, o fotógrafo, a escola primária, bem como o tradicional “Baile da Casa de Chá”, num espectáculo a que os idosos assistiram com grande entusiasmo. Encarando o verdadeiro espírito dos anos 50 vividos em Santo Tirso - em que as principais actividades de subsistência eram a agricultura e a indústria têxtil - o Parque D. Maria II vestiu-se a rigor, através de uma vasta exposição de materiais e fotografias características de então.

De relevar foi a concentração de carros antigos que, por momentos, devolveram à cidade algumas das memórias que permanecem daquela época. O entusiasmo dos idosos foi ainda visível assim que tiveram oportunidade de cantar e dançar canções da sua geração, num baile com música ao vivo recriado especificamente para esta iniciativa. À comemoração deste Dia dos Avós juntou-se também um grupo de bailarinos, que interpretaram um “medley” do Festival da Canção. Para homenagear os nossos avós, a Câmara Municipal sorteou, entre os idosos beneficiários do Cartão +VIDA que estiveram presentes, 10 viagens duplas pelo Rio Douro.

A Câmara Municipal de Santo Tirso aproveita para deixar um agradecimento público a todas as entidades e particulares do concelho que colaboraram na concretização do evento, contribuindo decisivamente para a sua originalidade e atractividade, nomeadamente: Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento, Escola Secundária de Tomaz Pelayo, CITEX, Gestebairro, Teatro Amador de Monte Córdova, Clube de Carros Antigos de Famalicão, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, Foto Geno, Grupo Etnográfico de S. Paio de Guimarei, Grupo de Danças de Salão dos Bombeiros PED – Rosário Pimenta e Fundimóveis, sendo que a título particular deve referir-se a D.ª Inês Santos, de Lamelas e o Sr. Domingos, vendedor de louça.

3 comentários:

Anónimo disse...

Em ano de eleições vale mesmo tudo... a unica estratégia da CMST é mesmo apostar nas pesssoas de mais idade... seja com os passeios dos idosos (votinhos contados) ou com o dia dos avós...andes
Vai fazendo as malas, Castro Fernandes!

Santo Tirso Positivo disse...

O meu amigo considera que os idosos deviam ser deixados em casa, ao abandono, para que não houvesse o risco de chamar eleitoralista a Castro fernandes? Não se esqueça que ele não é só o candidado a presidente, ele é também o presidente. Não convém misturar as coisas.

Anónimo disse...

http://santotirsotodaaverdade.blogspot.com/2009/08/avancar-portugal.html