segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Inaugurada Rua 25 de Abril - Vila das Aves


MEIO MILHÃO DE EUROS DE INVESTIMENTO CAMARÁRIO

Na manhã do passado sábado, dia 22 de Agosto, centenas de avenses marcaram presença no Largo Francisco Machado Guimarães (foto) para testemunharem as obras de requalificação realizadas no local e a inauguração da Rua 25 de Abril, num investimento camarário de meio milhão de euros.

A cerimónia foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes que se fez acompanhar pelos Vereadores Ana Maria Ferreira, Júlia Godinho e José Pedro Machado.

Depois de cumprimentar a maioria dos presentes - onde se contava naturalmente o presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves, Carlos Valente, que, na altura das intervenções, fez questão de “agradecer à Câmara Municipal de Santo Tirso mais este importante investimento realizado em Vila das Aves” – Castro Fernandes considerou este investimento camarário “uma obra emblemática” porquanto resultou de “um belíssimo trabalho de requalificação urbana” e logo numa das zonas “mais centrais da Vila”. Para o presidente da Edilidade Tirsense este “trabalho de requalificação urbana” dá continuidade ao que “já foi feito na zona da Igreja, junto à rotunda de S. Miguel e nas zonas da Manguela e Tojela”, referindo-se às obras em curso na Avenida Silva Araújo. E rematou com uma frase lapidar “eu sempre procuro fazer o melhor por Vila das Aves”.

Refira-se que a intervenção feita no âmbito desta empreitada – um investimento camarário na ordem dos 500 mil euros – destinou-se a requalificar esta importante via de Vila das Aves, melhorando as suas condições de mobilidade quer ao nível dos peões como dos automobilistas.

Assim, a formalização dos diversos espaços – de lazer ou para circulação automóvel – foi realizada de forma coerente, merecendo os circuitos pedonais especial atenção na escolha de materiais e nos padrões estéticos usados, que se centraram no equilibro entre a sobriedade e a solenidade que o granito sabe proporcionar. Neste caso, descobrem-se pavimentos construídos em “micro-cubos” de granito acompanhados por lancis em granito, enquanto que no espaço para a circulação automóvel, encontram-se blocos de granito para proporcionarem um calcetamento em “cubos”, cumprindo a tradição que este material sabe transmitir.

A Rua 25 de Abril, objecto de intervenção, localiza-se entre o Largo da Tojela e o Largo Braga da Cruz, num eixo caracterizado por uma organização espacial marcada pela concentração de alguns equipamentos e comércio, contribuindo deste modo para a afirmação de uma centralidade. Refira-se que nesta via confluem arruamentos onde estão situados a Junta de Freguesia, a Extensão de Saúde e o Mercado.

Importa destacar ainda que, no âmbito desta intervenção, foi realizada também a remodelação do Largo Francisco Machado Guimarães, transformando-o num dos melhores espaços naturais de Vila das Aves. A requalificação do Largo Francisco Machado Guimarães contempla a criação de um espaço relvado (servido com um sistema de rega automática) que funcionará como zona de estar. Este espaço comportará um banco corrido forrado a placagem de granito serrado com 2, 5cm de espessura que funcionará também como murete. Para concluir importa também referir que foi feita a reformulação da iluminação pública através da substituição do equipamento então existente por outro mais moderno e que acrescenta maior harmonia estética ao local.

Fonte: CMST

4 comentários:

Anónimo disse...

CASTRO FERNANDES
TEMOS OBRA

7000 DESEMPREGADOS

Anónimo disse...

Em Santo Tirso, este é o tempo de finalização de algumas obras e de arranque de novos projectos. A nossa aposta são os cidadãos! TEMOS OBRA!

7000 desempregados

Anónimo disse...

Santo Tirso é dos Tirsenses. É por eles que trabalhamos, todos os dias! É deles a obra que vamos construindo dia após dia! TEMOS OBRA!+

7.000 DESEMPREGADOS

Anónimo disse...

"Depois de cumprimentar a maioria dos presentes..."

por que é que não cumprimentou toda a gente?!?!