sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Prémios Nacionais de Artesanato para Santo Tirso

Delfim Manuel, um artesão natural de Santo Tirso, e já considerado um dos melhores artesãos nacionais, foi recentemente galardoado com dois prémios nacionais: o Prémio da Feira Nacional de Artesanato (FNA) de Vila do Conde e o Prémio Nacional de Artesanato (PNA) 2009.

O Prémio FNA comemora, este ano, o seu 20º aniversário e a atribuição deste prémio visa dignificar o artesanato e incentivar a qualidade e a defesa de valores de raiz histórico-cultural. Depois do trabalho foi a peça vencedora, da autoria de Delfim Manuel. Trata-se de uma peça em cerâmica, representando tipos minhotos com as suas indumentárias tradicionais e diferentes profissões/ocupações. A peça corporiza um domínio da técnica da escultura em barro e recorre a uma paleta cromática criteriosamente seleccionada.

“FIOS, TEIAS E TECIDOS”
Com o tema “Fios, Teias e Tecidos”, este prémio foi atribuído no âmbito da Feira Internacional de Artesanato de Lisboa, FIA Lisboa 2009. Na edição deste ano, a FIA Lisboa levou a cabo iniciativas que visaram premiar o Artesanato Nacional, distinguindo, desta forma, o trabalho do artista tirsense.

O Prémio Nacional de Artesanato foi dedicado ao tema “ Fios, Teias e Tecidos”, um sector que actualmente se confronta com uma indigna concorrência de cópias provenientes do estrangeiro. Instituído pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, através do Instituto do Emprego e da Formação Profissional, o prémio pretende promover a actividade artesanal e incentiva a criatividade na defesa da qualidade e da inovação, subdividindo-se em Prémio de Artesanato Tradicional e Prémio de Artesanato Moderno.

Este Prémio, de carácter bianual, está integrado na realização da FIA e pretende distinguir os artesãos que prosseguem ou iniciam a actividade artesanal, privilegiando a sua capacidade criadora e inovadora, assumindo-se igualmente como um factor de valorização social e profissional de todos os artesãos.

O PNA, cuja primeira edição se realizou em 1991, é promovido em articulação com outras entidades ligadas ao sector (Cultura, Turismo, movimento associativo e institutos regionais da Madeira e Açores).

8 comentários:

Anónimo disse...

www.santotirsosemvida.com/forum

Participe - tema autárquicas 2009!

Ninckos disse...

Podem ver as fotos da volta em www.fpstirso.blogspot.com

Anónimo disse...

http://www.iefp.pt/estatisticas/MercadoEmprego/ConcelhosEstatisticasMensais/Paginas/ConcelhosEstMensais2009.aspx

Anónimo disse...

PCP considera que o aumento do desemprego "desmente toda a propaganda do Governo". PP diz que subida do desemprego mostra "fracasso da governação" de Sócrates. Para o Bloco de Esquerda, números vêm desmentir José Sócrates.

Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego atingiu os 9,1 por cento no segundo trimestre de 2009, o que representa um agravamento face aos 8,9 por cento do primeiro trimestre do ano.

O deputado comunista Francisco Lopes diz que "os números do desemprego são de uma enorme gravidade e desmentem toda a propaganda do Governo, designadamente a que foi promovida pelo primeiro-ministro ontem [quinta-feira] a propósito da situação económica" (crescimento de 0,3% no segundo trimestre).

Anónimo disse...

1156572 Entrada:
14-08-2009
Distribuição:
15-08-2009 Requerente: Meneses da Costa Automoveis
Requerido: Tcm - Transportes Centrais do Minho
2º Juízo Cível 3501/09.1TBSTS

Valor:
3.000,00 €
Insolvência pessoa colectiva (Requerida)
Entrega Electrónica - Refª 2851972

Anónimo disse...

1156574 Entrada:
14-08-2009
Distribuição:
15-08-2009 Requerente: BPN - Comércio de Peças Para Camiões, Lda
Requerido: Transportes Centrias do Minho, Sa
4º Juízo Cível 3503/09.8TBSTS

Valor:
5.364,27 €
Insolvência pessoa colectiva (Requerida)
Entrega Electrónica - Refª 2852021

Anónimo disse...

A crise pouco mudou na vida das pessoas, excepto para os milhares que perderam o seu emprego”.
Enquantos outros passeiam em Volvo topo de gama com o dinheiro povo! Assobiando para o lado como nada se passa... e depois cria um positivo uma Menina e um 2009, que bajulam para segurar o tacho . è isto que temos ...Santo Tirso no seu melhor!

Anónimo disse...

http://santotirsotodaaverdade.blogspot.com/2009/08/verdade-que-e-sonegada.html