terça-feira, 15 de setembro de 2009

Apresentação do Livro "Santo Tirso da Tradição à Modernidade"

No final da manhã do dia 11 de Setembro, decorreu no átrio dos Paços do Concelho, a cerimónia de apresentação pública do livro “SANTO TIRSO DA TRADIÇÃO À MODERNIDADE”.

Tal como começou por referir o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, “este livro, à semelhança dos anteriores lançados em 2001 e em 2005, é uma publicação que compila o que foi feito e o que se pretende fazer nos próximos tempos” e tem como principal objectivo “promover o nosso concelho fora de fronteiras”, mas também junto dos munícipes que, absorvidos no seu quotidiano, “ainda não se aperceberam do quanto o Concelho de Santo Tirso cresceu e se desenvolveu nos últimos anos”.

Falando para um átrio completamente cheio de munícipes interessados, Castro Fernandes informou que o livro “está dividido em duas partes”. Na primeira, referiu, “o munícipe é desafiado a atirar «um outro olhar» sobre o concelho com a ajuda de fotografias aéreas de grande qualidade” enquanto na segunda parte “são dados a conhecer os contributos (actividades e intervenções prioritárias) que a Câmara Municipal de Santo Tirso desenvolveu em prol de uma melhor qualidade de vida dos seus munícipes”.

De facto, no livro “Santo Tirso da Tradição à Modernidade” os munícipes podem ficar a conhecer as propostas e as acções já concretizadas na criação de novas Áreas de Fixação Empresarial que passa pela Requalificação da antiga Fábrica do Teles, espaço onde já existe um Centro de Incubação de Empresas. O munícipe pode ficar a saber que na Câmara Municipal de Santo Tirso já existe um Gabinete de Apoio ao Investidor (onde se presta apoio a novos projectos empresariais) e a Via Verde para o Investimento (onde todos os projectos de interesse municipal merecem tratamento privilegiado).

Porque o Desemprego exige uma resposta urgente e integrada, os munícipes ficam também a saber que a Câmara Municipal de Santo Tirso dispõe de um Gabinete de Emprego e Formação Profissional para prestar apoio especializado aos desempregados na área do emprego e formação. Nesta área, importa referir ainda que a Autarquia desenvolveu parcerias com o CITEVE e a Microsoft para reforçar a formação de desempregados e que o Centro Novas Oportunidades (CNO) da Câmara Municipal de Santo Tirso continua a certificar pessoas com o 6º, 9º e 12º anos de escolaridade.

Na área do Emprego o destaque vai, naturalmente, para a recente inauguração em Santo Tirso do Centro de Relacionamento com o Cliente da PT que vai empregar 1 200 pessoas.

Na área da Modernização Administrativa e Serviços ao Cidadão o livro aborda as questões do Balcão Único (que funde num só local todo o atendimento ao munícipe), a construção do novo Edifício do Ambiente (que alberga os SMAES e todos os serviços municipais relacionados com o Ambiente.

A publicação fala ainda da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nos serviços camarários e a Loja do Cidadão de 2ª Geração que vai concentrar no mesmo espaço serviços públicos da Administração central e municipal).

De resto, o livro “Santo Tirso da Tradição à Modernidade” aprofunda tudo aquilo que a Câmara Municipal de Santo Tirso desenvolveu ou ajudou a desenvolver nas áreas da Saúde (com destaque para a abertura da nova Urgência, para a as obras de requalificação do Hospital e para a construção de duas novas unidades de saúde em Areias e S. Martinho do Campo), da Educação (com destaque para os dez milhões de euros a investir nos Centros Escolares), da Habitação (com relevo para o facto do Programa Municipal de Realojamento estar praticamente concluído e serem reforçados os apoios à renda e à reabilitação urbana), do Ambiente (onde se faz um balanço do que foi investido nas redes publicas de abastecimento de água, recolha de esgotos e resíduos e se destacam as medidas que serão tomadas para aumentar a qualidade do ar), da Cultura (com destaque para o arranque das obras de reabilitação do Cine-Teatro), do Ordenamento do Território (uma das grandes preocupações da Câmara Municipal de Santo Tirso recai sobre a gestão urbanística do espaço municipal), da Acção Social (promovendo a coesão social e alargando a rede social do concelho) e da Mobilidade (com mais e melhores acessibilidades).

O livro destaca ainda os mais recentes projectos que a Câmara Municipal de Santo Tirso tem em carteira – e para os quais já há financiamento garantido – como seja a construção do passeio pedonal e ciclável para ligar a cidade ao Parque Urbano de Rabada e a Requalificação da Praça Humberto Delgado.

JÁ FOI ENTREGUE O PRÉMIO MUNICIPAL DE ARQUITECTURA

A cerimónia de apresentação do livro incluiu também a entrega do Prémio Municipal de Arquitectura e Urbanismo criado pela Câmara Municipal de Santo Tirso com o objectivo de distinguir projectos em que autenticidade e originalidade se conjugam de forma harmoniosa com uma eficaz integração na área envolvente e com a qualidade geral dos espaços propostos.

Com a atribuição do Prémio Municipal de Arquitectura e Urbanismo – que tem o valor de cinco mil euros (a distribuir 50% pelo autor, 30% pelo promotor e 20% pelo construtor) – a Câmara Municipal de Santo Tirso pretende incentivar a qualidade arquitectónica dos projectos, enaltecendo os bons exemplos de construção, reconstrução, alteração ou ampliação de imóveis, e ainda obras de qualificação de espaços exteriores de uso público.

Vencedor:

Autor: João Álvaro Rocha – Arquitectos, S.A.
Promotor: ENGIAVES- Sociedade de Construção Civil, Lda.
Construtor: ENGIAVES- Sociedade de Construção Civil, Lda.

Menção Honrosa:
Autor: Arquitecto Alexandre Burmester
Promotor: Octávio Daniel Rodrigues Pereira
Construtor: ARGOP- Sociedade de Investimentos Imobiliários, Lda.

Menção Honrosa:
Autor: Arquitecto João Gomes
Promotor: Sérgio Manuel Vieira dos Santos Seara Alves
Construtor: Construções Pinto & Irmão, Lda.


Fonte: CMST

1 comentário:

Anónimo disse...

WWW.VOZDOPOVOSTS.BLOGSPOT.COM