quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Inaugurado o Centro Escolar de S. Bento da Batalha

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, acaba de inaugurar o Centro Escolar de S. Bento da Batalha, em Santo Tirso, depois de um investimento camarário de cerca de 700 mil euros que permitiu requalificar e ampliar o edifício escolar existente.

A cerimónia de inauguração do novo Centro Escolar contou com as presenças do Director Regional Adjunto da DREN, António Leite, das Vereadoras Ana Maria Ferreira (Educação) e Júlia Godinho (Cultura), do Pároco da Freguesia, Celestino Ramos, da Directora do Agrupamento de Escola de Santo Tirso, da Coordenadora do Centro Escolar, dos Docentes e outros Funcionários do Centro Escolar, dos Alunos e de muitos Pais e Avós que não quiseram perder o acto inaugural do Centro Escolar de S. Bento da Batalha.

Depois de benzidas as instalações – acto dirigido pelo Reverendo Padre Celestino Ramos – os convidados dirigiram-se para o salão polivalente da escola onde houve lugar a algumas intervenções.

A primeira intervenção, que veio sob a forma de agradecimento por parte da Coordenadora do Centro Escolar de S. Bento da Batalha, Esperança Veiga, foi dirigido ao presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, “pela excelente obra aqui feita” e que, segundo a professora, vai permitir que tanto as crianças como os professores e auxiliares “se sintam mais motivados para trabalhar”.

Mostrando-se conhecedor “do muito” que a Câmara Municipal de Santo Tirso “tem investido na requalificação das suas escolas”, o Director Adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte não teve pejo em afirmar que “Santo Tirso é um belo exemplo” do que está a acontecer em todo o país, onde se assiste a “uma verdadeira «revolução» no que à requalificação da rede escolar diz respeito”. E concluiu, adiantando que “esse esforço se há-de repercutir no trabalho dos professores e nos resultados dos alunos”.

“Esta obra deixa-me duplamente satisfeito enquanto autarca e enquanto conterrâneo” assim começou por manifestar o seu sentimento Castro Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso. O Autarca relembrou que o novo Centro Escolar de S. Bento da Batalha “integra o grupo de sete novos centros escolares” que a Câmara Municipal de Santo Tirso “está a executar no âmbito da Carta Educativa Municipal” que contempla investimentos “que ultrapassam os dez milhões de euros”. A última palavra dirigiu-a Castro Fernandes para os muitos munícipes presentes – de entre os quais se contavam muitos pais e avós – quase todos vizinhos da Escola e de quem o Edil “espera grande ajuda na formação desta comunidade escolar de S. Bento da Batalha”.

Importa referir que, depois deste importante investimento camarário (700 mil euros), o novo Centro Escolar de S. Bento da Batalha – frequentado por 79 alunos, 54 no 1º ciclo e 25 no pré-escolar – passa a dispor de quatro salas de aula já que depois de obras de ampliação foram executadas duas novas salas de aula destinadas à pré-primária, uma biblioteca, uma cozinha completamente equipada, um polivalente/refeitório, gabinetes para professores, instalações sanitárias para professores, instalações sanitárias para alunos e arrumos diversos para material didáctico e de limpeza. O recreio da escola recebeu bancos de apoio para as crianças e um campo para jogos.

Os trabalhos realizados no âmbito desta empreitada contemplaram a rega automática das zonas verdes criadas na envolvente da escola, a drenagem de águas pluviais e a instalação das redes de detecção de incêndio, detecção de intrusão, aquecimento central, avac, telefones e internet.

Fonte: CMST

1 comentário:

Anónimo disse...

Carla Teixeira
Idade: 33
Sexo: Feminino
Indústria: Comunicações ou comunicação social
Ocupação: Jornalista
Local: Porto/Aveiro/Coimbra : Portugal