terça-feira, 18 de novembro de 2008

Freguesia de Sequeirô não parou no tempo

A cerca de um ano do final dos actuais mandatos autárquicos, o Santo Tirso Digital está a promover uma ronda pelas Juntas de Freguesia do Concelho, realizando entrevistas com os presidentes. Depois de há uns dias ter ouvido Jorge Gomes, presidente da Junta de Santa Cristina do Couto, foi a Sequeirô conhecer o balanço do trabalho feito por Augusto Oliveira Moutinho, eleito pelo PSD. Segue-se a entrevista:
A um ano do final do mandato, realizou tudo aquilo que perspectivava, ou ficou aquém das suas pretensões?
Aquilo que dependeu da junta, tudo foi feito, o que depende da Câmara Municipal de Santo Tirso ainda não está tudo.

Há algum projecto que pretendia executar, e ainda não o tenha feito?
Sim, o único projecto que gostaria de ver realizado é o polidesportivo que já está prometido há muito tempo e ainda não se realizou. No entanto, todos os projectos que eu tinha em mente e que me propus a realizar, todos foram executados, com maior ou menor dificuldade, mas fui realizando. Quando me candidatei fiz promessas, como é natural, e uma delas foi comprar uma carrinha para o transporte das crianças da EB1 e neste momento já adquirimos a segunda carrinha. Prometi proporcionar uma semana de férias aos idosos e está a ser feito assim como o passeio anual. Prometi, baseado em promessas da Câmara, a ampliação do cemitério, felizmente está feito. Concretamente foram estas as promessas da minha candidatura, e cumpri, pois hoje são realidade. As grandes obras, como o polidesportivo, é como lhe digo, só poderá ser a Câmara a fazer.

O Polidesportivo é por isso, a maior carência desta freguesia?
Sim, a maior carência desta terra é a falta de um campo de futebol de onze. A única coisa que temos é um ringue junto às Escolas, mas que não tem o mínimo de condições. Era uma obra muito importante, até para que os jovens não tenham de se deslocar a outras freguesias para praticar desporto. Era uma forma de poder dar aos nossos jovens condições para praticar futebol na sua terra.

Tem tido boas condições para levar o seu trabalho a bom porto?
Mais ou menos. Não são as condições ideais, mas dentro do possível considero que tenho tido razoáveis condições para fazer um bom trabalho, sempre com a esperança que as coisas melhorem a cada dia que passa.

Como é que esta junta trata dos assuntos de limpeza das ruas?
Nós temos aqui dois tipos de ruas: as camarárias e as denominadas ruas da Junta de Freguesia. As ruas que estão sobre a alçada da Câmara compete à própria Câmara a sua limpeza, por sua vez as ruas adjacentes, compete a esta junta mantê-las as mais limpas possíveis.

Segundo consta, o senhor presidente comprou um tractor, mas que a junta não tinha meios para a sua aquisição. É um facto?
Bem, isso já foi o mandato anterior. Acontece que depois de pagar determinadas facturas, fiz as minhas contas e achei que seria mais benéfico e lucrativo adquirir um tractor, e então avancei para a compra. Mediante as nossas possibilidades compramos um tractorzinho para fazer esses serviços, o que resultou na perfeição, pois não estou dependente de ninguém, e as despesas da Junta de Freguesia são muito menores.

O senhor Presidente é o condutor do dito tractor, não é assim?
Sim. Não dá para ter motorista, tenho de ser eu a conduzi-lo e fazer o serviço, quer para a limpeza quer para outros serviços.

Poderemos dizer que o Presidente da Junta de Sequeirô é um homem para todo o serviço?
Sim, é um facto, vou fazendo um pouco de tudo na Junta de Freguesia. Toca-me a mim fazer o serviço quase todo, mas sempre com o intuito de fazer o melhor que posso e sei.

O rés-do-chão da Junta de Freguesia foi transformado em Lar de Dia para os mais idosos, ou também está aberto a toda a população?
Estamos a falar de um espaço, que embora não fosse promessa, nasceu logo no início da minha tomada de posse. Achei que estava ali um espaço morto e poderia ser aproveitado. Pensamos então em criar um espaço que fosse um centro de convívio, para acolher as pessoas que estão mais isoladas, e mais sós nas suas casas. Este espaço, serve para que estas pessoas tenham aqui a oportunidade de passar um bom bocado de tempo em convívio.

Para além do convívio, este espaço terá outras valências?
Sim, no centro de dia já está a funcionar um consultório, equipado para fazer o rastreio da diabetes, e do colesterol, entre outros, que são feitos por duas Enfermeiras. Brevemente também irá funcionar um gabinete com uma Psicóloga e uma Terapeuta da Fala. Também possuímos um espaço com quatro camas reservado aos utentes que precisem de descanso após tratamentos hospitalares e outro tipo de repouso.

Esta é uma obra dispendiosa para a Junta de Freguesia. Qual foi o investimento nesta estrutura?
Neste momento, estão investidos cerca de 60 mil euros. Tudo feito sem apoios, foi tudo construído com as verbas destinadas à Junta, mas tivemos uma excelente colaboração da população que contribuiu com a doação de todo o mobiliário e electrodomésticos.

Está a pensar numa recandidatura?
Ainda é muito cedo para falar nesse assunto, mas contudo, a percentagem de me voltar a candidatar é de 99,9 por cento.

Para terminar, gostaria de deixar uma palavra à população?
Gostaria de dizer que estou muito grato às pessoas que me apoiaram, e que acreditaram em mim.
Tenho tido um bom relacionamento com a população, tenho recebido palavras de parabéns e incentivo para continuar o meu trabalho. Esta gente não complica a vida à Junta, pois sabem que tudo o que faço é sempre para bem da Freguesia.

Texto e imagem: Santo Tirso Digital

Sem comentários: