sexta-feira, 7 de novembro de 2008

"Santa Cristina é uma terra com futuro"

O Santo Tirso Digital entrevistou o presidente da Junta de Freguesia de Santa Cristina do Couto, que deu conta da obra feita na freguesia. A entrevista parece ter dado que falar, e já está a ser comentada na blogosfera, na maioria das vezes de forma injusta e negativa. Aqui vai o texto para os mais curiosos:

Para terminar a nossa primeira passagem pela Freguesia de Santa Cristina do Couto, fizemos a entrevista que se impunha, ouvir o Presidente Jorge Gomes. E começamos pelo princípio:

Presidente, foi eleito como tal, a primeira vez nas últimas eleições?
Foi exactamente assim, apesar de em 2001 ter saído derrotado das eleições, o grupo de independentes que venceu as mesmas, necessitava do apoio de uma força partidária, nessa ocasião contactaram o meu grupo, e nós achamos por bem colaborar, pelo desenvolvimento de Stª Cristina. Depois de aceitar o convite, fui durante quatro anos Secretário da Junta. Em 2005 tivemos de novo eleições autarcias, nessa altura o Presidente em exercício, resolveu não voltar a candidatar-se, então avancei eu para discutir as eleições. Mas quero frisar, só me candidatei na ocasião, devido á recusa do então Presidente de junta.

Qual foi o principal motivo que o levou a candidatar?
Foi tentar mudar mentalidades e objectivos, porque numa Junta de Freguesia, não posso pensar só em paralelos e betão, mas principalmente no gosto pela terra. Assim consegui congregar á minha volta um conjunto de pessoas, essas sim, tiveram e têm um papel muito importante ao longo deste mandato. Quero realçar, que nós funcionamos em gabinetes de trabalho, onde todos os elementos da lista vencedora, têm uma parte activa nas mais variadas áreas. Felizmente existe uma boa relação com as diversas Associações, Culturais, Recreativas, Desportivas, e mesmo Associações de Pais, essa relação, e o ambiente existente, foram o principal objectivo que me levou a candidatar.

Quais foram os principais objectivos da sua candidatura?
É uma pergunta pertinente, porque aquela estratégia tem um único compromisso, que era (não prometemos nada a ninguém), a primeira vez que aparece a palavra promessa naquele manifesto eleitoral, é quando dizemos, não fazemos promessas, apenas dizemos vamos trabalhar, numa colaboração mutua entre a junta e a comunidade.

Logo tem outra Liberdade?
Não! Não é uma questão de mais ou menos liberdade, mas sim, uma questão de ser honesto com as pessoas, que quantas vezes são iludidas por obras megalómanas e com a promessa da resolução de problemas de um dia para o outro. Eu aprendi com muitas pessoas, assim como com os erros de outras na política.

Qual foi a mudança operada em Santa Cristina?
Santa Cristina evoluiu muito em minha opinião, em várias vertentes, logo o primeiro reflexo está no número de recenseamentos, que aumentou decisivamente o número de habitantes na freguesia.

Qual foi a influencia da junta nessa matéria?
A nossa influência está na dinâmica que imprimimos nos projectos, para os trazer para a nossa terra, pelo contrário iriam parar a outras terras.

Exemplifique.
Falamos do trabalho que não é visível, como a deslocação de algumas empresas para a nossa Freguesia. Mas, todo este desenvolvimento acontece, com um crescimento ordenado, para que não aconteça o que se vê por esse país fora! Nós aqui em Santa Cristina, já definimos várias carências, como é a zona industrial que está a crescer, e já tem instalada uma das maiores empresas europeias a ARCOFIOS, mas temos outras empresas já a nascer na zona de Tarrio, como por exemplo uma empresa de sacos de papel, uma empresa de químicos e outras que se seguem. Devido à boa localização se Santa Cristina, tem reunido muito potencial para atrair investimento. Estando Santo Tirso a 15 minutos de tudo, Santa Cristina está a 13minutos, porque está mais perto da auto-estrada.

O presidente de Santa Cristina pelo trabalho realizado ao longo destes três anos é um homem realizado?
Não me sinto minimamente realizado! Ainda à tanta coisa para fazer, e que eu gostaria de ver realizado, porem quer a conjuntura económica, quer a social ainda não o permitiram.

COUTO - SANTA CRISTINA TEM... CULTURA

O que é que gostaria de ver realizado objectivamente?
Eu tinha um sonho, que era de construir um complexo desportivo, que serviria toda a área envolvente de Santa Cristina do Couto. Mas as autarquias, principalmente as juntas de freguesia vivem com escassos financiamentos, e com reduzidas receitas!....

Qual tem sido o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso, a Santa Cristina: muito, pouco, ou assim-assim?
Não me posso queixar, e compreendo as dificuldades da Câmara, uma vez que tem 24 filhos, e é muito difícil gerir, por isso, nós não podemos ter a pretensão de ser mais beneficiados, que as outras 23 freguesias. O importante é ter uma boa relação com a Câmara Municipal, independentemente da cor política, eu tenho alguma dificuldade em compreender o discurso de alguns presidentes de junta, que afirmam não precisar da Câmara, esquecendo-se que grande parte das obras se deve à Câmara Municipal.

Como avalia a relação Junta/Câmara Municipal?
Normal. É uma relação institucional positiva.

Esperava mais?
Nós esperamos sempre mais, mas se calhar as associações também esperavam mais da Junta de Freguesia, o que é normal! As associações sabem que nós lhes damos o que podemos, e eu acredito que a Câmara Municipal tem feito o possível por Stª Cristina se não fez mais é porque efectivamente não foi possível! A nossa terra é uma freguesia tem evoluído, se não vejamos, nós temos; três Escolas, dois Grupos Folclóricos, mais o Colégio, e também, uma Associação de Intervenção Cívica. Somos uma junta de Freguesia muito activa, isso reflectiu-se no nosso manifesto. Criamos a semana da Freguesia, para que todas as associações possam diminuir as suas despesas. Esta semana tem nove dias, todos diversificados. Temos uma parceria com a Escola Tomaz Playo, onde a rede do CNO é uma realidade. Já o ano passado validadas várias pessoas de Santa Cristina e brevemente avançaremos com o 12ºano, também temos o Curso de Ciências Informáticas, Curso de Geriatria, Curso de Inglês Comercial e Curso de Higiene e Segurança… temos também, uma aposta na saúde que teve inicio em 2006, fizemos um rastreio gratuito de Glicemia e Tensão Arterial, que se realiza em três lugares diferentes da freguesia. Também temos Pedagogia que ininterruptamente temos realizado esses rastreios, já fizemos mais de 2500 rastreios o que é um sucesso. Muitas outras instituições têm tentado a realização destes planos, sem êxito, daí o nosso agradecimento a todas as pessoas que se têm empenhado no projecto, principalmente às enfermeiras e às técnicas de saúde, que se têm empenhado de uma forma desinteressada.
A loja da cultura, é um ponto marcante deste mandato, desde já queremos agradecer à Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente (Eng. Castro Fernandes). Pois, sem esse imprescindível apoio, este projecto não era possível, esta valência serve para uma enorme diversidade de actividades. No próximo mandato espero ter em pleno funcionamento o parque desportivo de Merouços, esta infra-estrutura vai dar uma nova dinâmica a nível desportivo á Freguesia.

O presidente parece um homem realizado pelo trabalho feito, certo?
Sou! Por que não haveria de ser? Mas aquilo que eu digo é que o povo de Santa Cristina não deve agradecer ao Presidente, mas sim a todo um grupo de trabalho e principalmente a eles próprios, porque sem eles nada era possível.

A um ano de distância das autárquicas, pensa candidatar-se de novo?
Muita coisa ainda vai acontecer, a seu tempo se verá...


Esta foi a entrevista ao Presidente da Junta de Santa Cristina do Couto, Jorge Gomes, a um ano das autárquicas.

Sem comentários: