quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Santo Tirso - capital do presépio

Até ao dia 4 de Janeiro, Santo Tirso ver-se-á transformada na Capital do Presépio. Isto porque recebe, pelo terceiro ano consecutivo, a Exposição Internacional de Presépios com inauguração marcada para o próximo sábado, dia 15 de Novembro, às 18h30, no átrio da Câmara Municipal. Este ano, o país convidado é a França e os presépios expostos destacam-se mais pela sua imponência e dimensão do que pelo número de exemplares em mostra. Recorde-se que em 2006 (primeira edição) estiveram expostos cerca de 500 presépios de coleccionadores portugueses e no ano passado foram 200 os presépios em mostra de vários coleccionadores espanhóis. O átrio dos Paços do Concelho será o palco principal desta mostra única em Portugal mas não será o único local a receber estes ícones natalícios. Outros presépios de igual beleza e importância vão estar também expostos nos dois quartéis dos Bombeiros Voluntários (cerca de 400) e também nas montras da cidade (150 presépios).

III ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONFRARIAS
Mas a cidade de Santo Tirso será também palco no próximo fim-de-semana (dias 15 e 16 de Novembro) do III Encontro Internacional de Confrarias. Durante dois dias, centenas de confrades e confreiras de todo o mundo reúnem-se em Santo Tirso num evento organizado conjuntamente pela Câmara Municipal de Santo Tirso e pela Confraria do Caco. A inauguração da III Exposição Internacional de Presépios (sábado, dia 15 de Novembro, às 18h30) assinalará o arranque deste encontro anual de confrarias. No dia 16 (domingo), as cerimónias do III Encontro Internacional iniciam-se às 10h00, no Auditório Engº Eurico de Melo, com a recepção às confrarias, seguindo-se, às 10h30, missa na capela do Hospital. Às 11h30 haverá o tradicional desfile das Confrarias para a Câmara Municipal, onde se realizará, às 12h00, a recepção às Confrarias, no Salão Nobre da Câmara Municipal e a cerimónia de Entronização dos Confrades Honorários.

III FEIRA NACIONAL DE PRESÉPIOS
É importante recordar que ainda no âmbito deste projecto nascido em 2006, está programada para o dia 29 de Novembro, às 14 horas, o arranque de mais um motivo de interesse para visitar a Praça 25 de Abril. Trata-se da III Feira Nacional de Presépios que contará com a participação de 40 artesãos de todo o país (onde os Açores marcarão também presença), trabalhando ao vivo os seus exemplares. Esta feira decorre até ao dia 1 de Dezembro.

À MESA COM O PRESÉPIO - A GRANDE NOVIDADE
Mas este ano, há uma novidade que reforça a importância crescente desta iniciativa: “À mesa com o Presépio” que irá ser dedicada ao melhor conhecimento dos presépios Portugueses do Século. XVIII e à gastronomia tradicional do Natal em Portugal. Para os jantares foram convidados vários especialistas na temática do presépio. Assim, no dia 22 de Novembro poderemos contar com o maior especialista de presépios do século XVIII em Portugal, Prof. Dr. Alexandre Nobre Pais, e com o Dr. Paulo Trindade Ferreira, possuidor de uma colecção de presépios do século XVIII até aos dias de hoje. A 6 de Dezembro será a vez de termos à mesa a Profª Drª Sandra Saldanha, da Universidade Católica de Lisboa e o Dr. César Correia, possuidor de uma colecção de presépios de todo o mundo.

Texto e imagem: Metronews
11 de Novembro de 2008

Sem comentários: