sexta-feira, 28 de novembro de 2008

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Citador Tirsense

"É indiscutível que uma das bandeiras de Santo Tirso é a qualidade de vida".

Quem quer adoptar o Simba?

O Santo Tirso Positivo volta a associar-se a uma causa nobre. O Simba encontra-se para adopção em Santo Tirso. Os seus donos mudaram-se para um apartamento onde não são permitidos animais. É um cão de porte grande com pelagem média castanha com apontamentos de bege.
Contactos:
Jorge Ribeiro - Telemóvel: 914756253
Viviane - Telemóvel: 916429424

Semana do Emprego na Vila das Aves

A freguesia de Vila das Aves acolhe, até à próxima sexta-feira, a Semana do Emprego. Trata-se de uma organização conjunta da Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso, da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, da Cruz Vermelha e da Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Ringe, e decorre nas instalações da Junta de Freguesia de Vila das Aves. É uma iniciativa meritória, que se inscreve num objectivo que também tem sido assumido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, que está também a lançar no terreno uma importante iniciativa de promoção do emprego e da qualificação dos Tirsenses. Depois de criar um Gabinete do Emprego, um Gabinete de Apoio ao Investidor e de assumir a gestão de um Centro de Novas Oportunidades próprio (coisa que só outras três autarquias, a nível nacional, fizeram), o nosso Executivo Municipal está agora apostado, ao que li, na estruturação de uma plataforma de promoção do emprego no Concelho, que começa onde tudo deve começar: na escola, junto dos mais pequeninos, homens e mulheres de amanhã. Na luta contra o desemprego, é importante agir, porque só quem age encontra respostas. Estas são boas ideias.

Imagem do site da Junta de Freguesia

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

"Ajude-nos a ajudar" está na rua!

Está quase a terminar (a 30 de Novembro), a campanha “Ajude-nos a ajudar”, que nesta edição incide na recolha de alimentos enlatados, alimentos secos, artigos de puericultura e brinquedos. A iniciativa tem cariz social e humanitário, e visa ajudar os mais necessitados de Santo Tirso. Conta, para isso, com o envolvimento das 24 juntas de freguesia do Concelho e da população. As entregas poderão ser efectuadas nas Juntas de Freguesia ou na Câmara Municipal. Os beneficiários são os utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social, das Associações de Desenvolvimento Local e das Organizações Não Governamentais.

É tempo de nos mobilizarmos para ajudar os que mais precisam. Participem!

domingo, 23 de novembro de 2008

O macaco surdo

Sempre que passo por ele acho que está com as orelhas tapadas para não escutar o movimento da cidade. Hoje, que tudo estava tão calmo, não sei por que razão estaria ainda a fazer orelhas moucas a quem passava...

CMST aposta na Educação

Imagens do site Santo Tirso Digital

E por falar em imagens...

O poder da imagem é indiscutível e, em política, passar uma boa imagem é fundamental. Por isso, estar em todas as imagens é muito, muito importante. De maneira que quando importa que alguém esteja na imagem e esse alguém, por qualquer motivo, não está, recorre-se às "maravilhas" da tecnologia. O resultado é que nem sempre é o desejado...

Foto publicada no site do PSD de Santo Tirso. Palavras para quê? O que importa é estar na foto!

Inaugurações em Santo Tirso

Não acontece apenas em Santo Tirso, nem acontece apenas com Castro Fernandes. Em todos os lugares e contextos de proximidade de eleições, há os iluminados que insistem em acusar o poder instituído de andar a adiar a realização de numerosas obras, para depois poder inaugurá-las em plena campanha eleitoral. Pois bem, se é verdade que as inaugurações são, em regra, fenómenos que só estão disponíveis para quem está no poder, em Santo Tirso ocorre algo diferente: sem ter obras para inaugurar, a oposição limita-se a inaugurar... outdoors! Ficam as imagens:
Fotos do site do PSD de Santo Tirso

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Afinal, os tirsenses gostam!

Duas bloggers que, pelo que escrevem neste post, suponho tirsenses, descobriram o que há muito estava presente na cidade: o Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso. E gostaram.

Uma voz socialista na Trofa

Joana Lima, líder do Partido Socialista da Trofa e vereadora da autarquia, associou-se às comemorações dos 10 anos do mais novo concelho do país. Para a vereadora o desenvolvimento apenas chegou ao concelho com o Governo Socialista que impulsionou entre outras obras o Metro, a Plataforma Logística e a Variante Ferroviária.

No dia em que se comemorou a elevação da Trofa a concelho Joana Lima, líder do Partido Socialista da Trofa voltou a referir uma falha do executivo camarário, "a falta de um Plano Director Municipal" (PDM), acusando Bernardino Vasconcelos de ter começado a "construção da casa pelo telhado". "O PDM quanto a mim é o documento mais importante para o desenvolvimento estruturado de um município, não sabemos porque é que o PDM não está elaborado. Já devíamos ter esse documento em desenvolvimento, em acção para que pudéssemos definir a nossa estratégia de futuro para a Trofa", frisou a socialista.
E quanto ao desenvolvimento previsto para os primeiros anos do concelho, segundo Joana Lima houve "um abandono". "Quem criou o concelho abandonou-o, o PSD que esteve três anos no Governo e nenhuma obra nos atribuiu", acrescentou Joana Lima. O metro, a plataforma logística e a variante rodoviária são as mais importantes para Joana Lima, que sustentou: "o Governo socialista olhou para a Trofa com olhos de ver e com olhos de que a Trofa precisava de ter um desenvolvimento sustentado, um desenvolvimento para o futuro que estivesse ao nível do desenvolvimento dos concelhos da área metropolitana do Porto e até dos mais importantes do país".
Com algumas obras já no terreno, Joana Lima diz já ter visto o seu projecto, enquanto deputada da Assembleia da República: "estive nas estradas de Portugal há duas semanas a ver o corredor e a ver como esse processo estava, e o seu corredor já está praticamente estabilizado". No entanto Joana Lima não deixa de estar "satisfeita com os 10 anos do concelho, e sei que a população também, porque o povo da Trofa é um povo bairrista, ou seja, a autonomia para eles é fundamental para o ego", afirmou.

Fonte: O Notícias da Trofa

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Freguesia de Sequeirô não parou no tempo

A cerca de um ano do final dos actuais mandatos autárquicos, o Santo Tirso Digital está a promover uma ronda pelas Juntas de Freguesia do Concelho, realizando entrevistas com os presidentes. Depois de há uns dias ter ouvido Jorge Gomes, presidente da Junta de Santa Cristina do Couto, foi a Sequeirô conhecer o balanço do trabalho feito por Augusto Oliveira Moutinho, eleito pelo PSD. Segue-se a entrevista:
A um ano do final do mandato, realizou tudo aquilo que perspectivava, ou ficou aquém das suas pretensões?
Aquilo que dependeu da junta, tudo foi feito, o que depende da Câmara Municipal de Santo Tirso ainda não está tudo.

Há algum projecto que pretendia executar, e ainda não o tenha feito?
Sim, o único projecto que gostaria de ver realizado é o polidesportivo que já está prometido há muito tempo e ainda não se realizou. No entanto, todos os projectos que eu tinha em mente e que me propus a realizar, todos foram executados, com maior ou menor dificuldade, mas fui realizando. Quando me candidatei fiz promessas, como é natural, e uma delas foi comprar uma carrinha para o transporte das crianças da EB1 e neste momento já adquirimos a segunda carrinha. Prometi proporcionar uma semana de férias aos idosos e está a ser feito assim como o passeio anual. Prometi, baseado em promessas da Câmara, a ampliação do cemitério, felizmente está feito. Concretamente foram estas as promessas da minha candidatura, e cumpri, pois hoje são realidade. As grandes obras, como o polidesportivo, é como lhe digo, só poderá ser a Câmara a fazer.

O Polidesportivo é por isso, a maior carência desta freguesia?
Sim, a maior carência desta terra é a falta de um campo de futebol de onze. A única coisa que temos é um ringue junto às Escolas, mas que não tem o mínimo de condições. Era uma obra muito importante, até para que os jovens não tenham de se deslocar a outras freguesias para praticar desporto. Era uma forma de poder dar aos nossos jovens condições para praticar futebol na sua terra.

Tem tido boas condições para levar o seu trabalho a bom porto?
Mais ou menos. Não são as condições ideais, mas dentro do possível considero que tenho tido razoáveis condições para fazer um bom trabalho, sempre com a esperança que as coisas melhorem a cada dia que passa.

Como é que esta junta trata dos assuntos de limpeza das ruas?
Nós temos aqui dois tipos de ruas: as camarárias e as denominadas ruas da Junta de Freguesia. As ruas que estão sobre a alçada da Câmara compete à própria Câmara a sua limpeza, por sua vez as ruas adjacentes, compete a esta junta mantê-las as mais limpas possíveis.

Segundo consta, o senhor presidente comprou um tractor, mas que a junta não tinha meios para a sua aquisição. É um facto?
Bem, isso já foi o mandato anterior. Acontece que depois de pagar determinadas facturas, fiz as minhas contas e achei que seria mais benéfico e lucrativo adquirir um tractor, e então avancei para a compra. Mediante as nossas possibilidades compramos um tractorzinho para fazer esses serviços, o que resultou na perfeição, pois não estou dependente de ninguém, e as despesas da Junta de Freguesia são muito menores.

O senhor Presidente é o condutor do dito tractor, não é assim?
Sim. Não dá para ter motorista, tenho de ser eu a conduzi-lo e fazer o serviço, quer para a limpeza quer para outros serviços.

Poderemos dizer que o Presidente da Junta de Sequeirô é um homem para todo o serviço?
Sim, é um facto, vou fazendo um pouco de tudo na Junta de Freguesia. Toca-me a mim fazer o serviço quase todo, mas sempre com o intuito de fazer o melhor que posso e sei.

O rés-do-chão da Junta de Freguesia foi transformado em Lar de Dia para os mais idosos, ou também está aberto a toda a população?
Estamos a falar de um espaço, que embora não fosse promessa, nasceu logo no início da minha tomada de posse. Achei que estava ali um espaço morto e poderia ser aproveitado. Pensamos então em criar um espaço que fosse um centro de convívio, para acolher as pessoas que estão mais isoladas, e mais sós nas suas casas. Este espaço, serve para que estas pessoas tenham aqui a oportunidade de passar um bom bocado de tempo em convívio.

Para além do convívio, este espaço terá outras valências?
Sim, no centro de dia já está a funcionar um consultório, equipado para fazer o rastreio da diabetes, e do colesterol, entre outros, que são feitos por duas Enfermeiras. Brevemente também irá funcionar um gabinete com uma Psicóloga e uma Terapeuta da Fala. Também possuímos um espaço com quatro camas reservado aos utentes que precisem de descanso após tratamentos hospitalares e outro tipo de repouso.

Esta é uma obra dispendiosa para a Junta de Freguesia. Qual foi o investimento nesta estrutura?
Neste momento, estão investidos cerca de 60 mil euros. Tudo feito sem apoios, foi tudo construído com as verbas destinadas à Junta, mas tivemos uma excelente colaboração da população que contribuiu com a doação de todo o mobiliário e electrodomésticos.

Está a pensar numa recandidatura?
Ainda é muito cedo para falar nesse assunto, mas contudo, a percentagem de me voltar a candidatar é de 99,9 por cento.

Para terminar, gostaria de deixar uma palavra à população?
Gostaria de dizer que estou muito grato às pessoas que me apoiaram, e que acreditaram em mim.
Tenho tido um bom relacionamento com a população, tenho recebido palavras de parabéns e incentivo para continuar o meu trabalho. Esta gente não complica a vida à Junta, pois sabem que tudo o que faço é sempre para bem da Freguesia.

Texto e imagem: Santo Tirso Digital

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Social-democratas na Lama...

Recentemente, o PSD/Santo Tirso, a reboque do seu candidato às Autárquicas do próximo ano, visitou a freguesia da Lama. Não sei se nesta comitiva viajava algum daqueles social-democratas que amiúde vêm criticar as visitas de proximidade de Castro Fernandes, que dizem que esses contactos com a população não valem nada, mas em tempo de campanha (mesmo que seja a um ano das eleições) vale tudo, e isso agora também pouco importa. Em causa está, de facto, e mais uma vez, o privilégio que o candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal de Santo Tirso atribui às Juntas de Freguesia que são da cor da sua candidatura. Depois das acções de formação que elegeram como tirsenses de primeira categoria os que vivem na Vila das Aves e em São Martinho do Campo, e atirou para um "segundo campeonato" todos os outros cidadãos do Concelho, João Abreu voltou a escolher uma freguesia social-democrata, e isso em nada nos espanta. Afinal, é nesse terreno que se sente mais confortável. É aí que joga em casa, e quando se joga em casa há sempre mais aplausos!
É claro que nessa visita a “comitiva laranja” – como lhe chamou a imprensa – reservou algumas palavras, sempre pouco amistosas, para a Edilidade e para Castro Fernandes. Em coro com Agostinho Marques, o presidente da Junta de Freguesia local, João Abreu tudo fez para, uma vez mais, atirar para (outra) lama o nome do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso. Queixas e mais queixas, na voz de um homem que diz que a Autarquia “ajuda pouco”, e que se autoproclamou responsável por uma “gestão rigorosa” (pensávamos que só José Sócrates e os socialistas defendiam o rigor nas contas, mas afinal é mais um dos aspectos em que o PSD vem dar razão ao PS) que permitiu a realização de algumas “obras fundamentais”. Entre os problemas apontados pelos social-democratas da Lama consta a questão do saneamento básico. João Abreu e Agostinho Marques vincaram que 50% da freguesia ainda não tem infra-estruturas de saneamento, e criticaram o preço da ligação à rede de água pública (cerca de 100 euros), mas esqueceram-se de referir que a Câmara tem em marcha uma campanha que oferece metade desse valor a todos os munícipes que queiram aderir à rede. Como de certeza se tratou de um lamentável esquecimento, o SANTO TIRSO POSITIVO repõem aqui a verdade dos factos.
No seguimento da visita, foi criticada a inexistência de um recreio coberto na EB1/JI da Lama, bem como a falta de um parque infantil e de uma zona destinada à prática de desporto. Pareceu esquecida a não tão antiga assim intervenção da Câmara Municipal na escola, que incluiu a construção de uma cantina, a remodelação das casas de banho e a realização de obras na cobertura, num investimento que, segundo informações divulgadas na altura pela Autarquia, terá ascendido aos 40 mil euros. Pelos vistos não foi uma obra importante… Quanto ao Pavilhão Polidesportivo, prometido há mais de 20 antes, mas que agora, finalmente, está no terreno (deverá ficar concluído dentro de alguns meses), os elementos da comitiva laranja constataram que se trata de uma medida “positiva” do Executivo liderado por Castro Fernandes, mas prefere insistir na ideia de que a empreitada estava desde 1988 nos planos da Câmara. Mais vale tarde do que nunca, diz a sabedoria popular. Dizemos todos, se tivermos bom senso. Mas para o PSD, esse aspecto é mais relevante do que o facto de estar finalmente a andar uma obra que, durante duas décadas, parecia enguiçada. É um modo de ver a coisa...

Imagem do site Santo Tirso Digital

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Uma notícia bastante positiva!

A região Norte registou uma descida da taxa de desemprego no primeiro semestre deste ano, atingindo o valor mais baixo dos últimos três anos e meio, mas a crise na economia mundial deverá impedir que esta tendência se mantenha. “O Norte oscila entre a esperança e a angústia», afirmou hoje Carlos Lage, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), admitindo “sem dúvida» que os resultados positivos obtidos no primeiro semestre não se deverão confirmar na segunda metade deste ano. Os dados hoje divulgados pela CCDRN indicam que a taxa de desemprego regional caiu para 8,2 por cento no final do primeiro semestre (era de 9,4 por cento em 2007), atingindo o valor mais baixo dos últimos três anos e meio. Por outro lado, o emprego na região cresceu 1,4 por cento no primeiro trimestre deste ano e 2,1 por cento no segundo trimestre, sendo este o mais forte crescimento homólogo registado nos últimos seis anos.

Fonte: Metronews

Foi há 10 anos...

O município da Trofa foi criado com oito freguesias retiradas do vizinho concelho de Santo Tirso, gerando sentimentos de desagrado que continuam vivos uma década depois, enquanto se aguarda a conclusão do processo movido contra o Estado. "Foi um grave erro político, com consequências que não se podem ver em 10 anos", afirmou Castro Fernandes, presidente da Câmara de Santo Tirso, em declarações à Lusa a propósito do 10º aniversário da criação do concelho da Trofa. Para o autarca, "o que aconteceu foi um corte abrupto num concelho que tinha a sua coerência", salientando que "esse corte resultou de uma decisão política conjuntural na Assembleia da República". Na perspectiva de Castro Fernandes, eleito pelo PS, a criação do concelho da Trofa "trouxe problemas a Santo Tirso, que tinha equilíbrio em termos económicos e fortes potencialidades".
Por isso mesmo, o presidente da Câmara de Santo Tirso, a 10 de Dezembro de 2001, alguns dias antes das eleições autárquicas, moveu uma acção judicial contra o Estado português. "É uma acção a pedir uma indemnização ao Estado pelos prejuízos causados por ter decepado uma parte do concelho", salientou o autarca, recordando que o município de Santo Tirso perdeu um terço da sua área. A 16 de Janeiro de 2006, a autarquia venceu na primeira instância, o Estado tinha sido condenado ao pagamento de uma indemnização de seis milhões de euros. A Câmara de Santo Tirso voltou a vencer no Tribunal da Relação do Porto e novamente no Supremo Tribunal de Justiça, mas o Estado recorreu para o Tribunal Constitucional, que ainda não se pronunciou. Sem qualquer ligação com este processo judicial, que apenas diz respeito à Câmara de Santo Tirso e ao Estado, o presidente da Câmara da Trofa, Bernardino Vasconcelos, desvalorizou a polémica. "É natural que algumas pessoas não gostassem [da criação do concelho da Trofa], mas já deveriam estar à espera que isso acontecesse", frisou o autarca.
Bernardino Vasconcelos, eleito pelo PSD, recordou que surgiram algumas "reacções negativas" ao nascimento do novo concelho, mas frisou que "isso é passado". Nesse sentido, considerou que as actuais relações entre os dois municípios "são de convivência natural", recordando que ambos pertencem à Área Metropolitana do Porto (AMP) e à Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE). Da mesma forma, Costa Ferreira, que integrou a Comissão Promotora do Concelho da Trofa, recordou que "nunca houve rivalidade" entre trofenses e tirsenses. "Era um problema administrativo. As relações com Santo Tirso nunca foram más, nunca houve rivalidade, nem estradas cortadas", frisou. "Nunca houve em Santo Tirso uma manifestação contra a criação do concelho da Trofa", acrescentou. Costa Ferreira, recordando os tempos da luta pela criação do novo concelho, admitiu que os trofenses "compreendiam perfeitamente" a posição então assumida pelo presidente da Câmara de Santo Tirso. "A obrigação dele era defender a integridade territorial do seu concelho. A posição dele era correctíssima, qualquer um de nós na posição dele teria feito o mesmo, só que a pressão era tão forte que ele não conseguiu impedir [a criação do novo concelho]", afirmou.

Texto e imagem: Jornal «O Notícias da Trofa»

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Santo Tirso - capital do presépio

Até ao dia 4 de Janeiro, Santo Tirso ver-se-á transformada na Capital do Presépio. Isto porque recebe, pelo terceiro ano consecutivo, a Exposição Internacional de Presépios com inauguração marcada para o próximo sábado, dia 15 de Novembro, às 18h30, no átrio da Câmara Municipal. Este ano, o país convidado é a França e os presépios expostos destacam-se mais pela sua imponência e dimensão do que pelo número de exemplares em mostra. Recorde-se que em 2006 (primeira edição) estiveram expostos cerca de 500 presépios de coleccionadores portugueses e no ano passado foram 200 os presépios em mostra de vários coleccionadores espanhóis. O átrio dos Paços do Concelho será o palco principal desta mostra única em Portugal mas não será o único local a receber estes ícones natalícios. Outros presépios de igual beleza e importância vão estar também expostos nos dois quartéis dos Bombeiros Voluntários (cerca de 400) e também nas montras da cidade (150 presépios).

III ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONFRARIAS
Mas a cidade de Santo Tirso será também palco no próximo fim-de-semana (dias 15 e 16 de Novembro) do III Encontro Internacional de Confrarias. Durante dois dias, centenas de confrades e confreiras de todo o mundo reúnem-se em Santo Tirso num evento organizado conjuntamente pela Câmara Municipal de Santo Tirso e pela Confraria do Caco. A inauguração da III Exposição Internacional de Presépios (sábado, dia 15 de Novembro, às 18h30) assinalará o arranque deste encontro anual de confrarias. No dia 16 (domingo), as cerimónias do III Encontro Internacional iniciam-se às 10h00, no Auditório Engº Eurico de Melo, com a recepção às confrarias, seguindo-se, às 10h30, missa na capela do Hospital. Às 11h30 haverá o tradicional desfile das Confrarias para a Câmara Municipal, onde se realizará, às 12h00, a recepção às Confrarias, no Salão Nobre da Câmara Municipal e a cerimónia de Entronização dos Confrades Honorários.

III FEIRA NACIONAL DE PRESÉPIOS
É importante recordar que ainda no âmbito deste projecto nascido em 2006, está programada para o dia 29 de Novembro, às 14 horas, o arranque de mais um motivo de interesse para visitar a Praça 25 de Abril. Trata-se da III Feira Nacional de Presépios que contará com a participação de 40 artesãos de todo o país (onde os Açores marcarão também presença), trabalhando ao vivo os seus exemplares. Esta feira decorre até ao dia 1 de Dezembro.

À MESA COM O PRESÉPIO - A GRANDE NOVIDADE
Mas este ano, há uma novidade que reforça a importância crescente desta iniciativa: “À mesa com o Presépio” que irá ser dedicada ao melhor conhecimento dos presépios Portugueses do Século. XVIII e à gastronomia tradicional do Natal em Portugal. Para os jantares foram convidados vários especialistas na temática do presépio. Assim, no dia 22 de Novembro poderemos contar com o maior especialista de presépios do século XVIII em Portugal, Prof. Dr. Alexandre Nobre Pais, e com o Dr. Paulo Trindade Ferreira, possuidor de uma colecção de presépios do século XVIII até aos dias de hoje. A 6 de Dezembro será a vez de termos à mesa a Profª Drª Sandra Saldanha, da Universidade Católica de Lisboa e o Dr. César Correia, possuidor de uma colecção de presépios de todo o mundo.

Texto e imagem: Metronews
11 de Novembro de 2008

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Sucesso positivo!

O blog Santo Tirso positivo, que vinha sendo preparado há já alguns dias por um conjunto de tirsenses cansados de ouvir falar da sua terra apenas pelo lado menos bom, abriu ao público às 14 horas de ontem, e em apenas 24 horas foi visitado por 212 pessoas, em variadíssimas partes do mundo! É um número fantástico, que muito nos orgulha, e que demonstra que, efectivamente, um blog como este fazia falta ao Concelho. Sentimos, com esta massiva adesão em tão curto espaço de tempo, que há em Santo Tirso mais vozes - muitas vozes - cansadas do argumentário catastrofista daqueles que apenas criticam porque não sabem fazer mais do que isso. E é em nome dessa visão mais positiva das coisas, e em particular da vida do nosso Concelho, que prometemos continuar a lutar, contando sempre com a contribuição de todos os amigos de Santo Tirso, vivam ou não nos limites da sua geografia.

Santo Tirso pela positiva

Porque contra factos não há argumentos!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Cenas de um congresso distrital

O Concelho de Santo Tirso esteve largamente representado - 13 delegados - no XIII Congresso Distrital do PS/Porto, no passado sábado. As imagens são do site Santo Tirso Digital (e para que não haja confusões, volto a dizer que é possível copiar fotografias de slides em movimento), e dão conta do empenho dos socialistas tirsenses na afirmação da sua cidade no contexto do Distrito. Ao lado de Renato Sampaio, reeleito com 85,7% dos votos, estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, os vereadores Luís Freitas e Ana Maria Ferreira, e o presidente da Junta de Freguesia de Santa Cristina do Couto, Jorge Gomes, entre outros.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

"Santa Cristina é uma terra com futuro"

O Santo Tirso Digital entrevistou o presidente da Junta de Freguesia de Santa Cristina do Couto, que deu conta da obra feita na freguesia. A entrevista parece ter dado que falar, e já está a ser comentada na blogosfera, na maioria das vezes de forma injusta e negativa. Aqui vai o texto para os mais curiosos:

Para terminar a nossa primeira passagem pela Freguesia de Santa Cristina do Couto, fizemos a entrevista que se impunha, ouvir o Presidente Jorge Gomes. E começamos pelo princípio:

Presidente, foi eleito como tal, a primeira vez nas últimas eleições?
Foi exactamente assim, apesar de em 2001 ter saído derrotado das eleições, o grupo de independentes que venceu as mesmas, necessitava do apoio de uma força partidária, nessa ocasião contactaram o meu grupo, e nós achamos por bem colaborar, pelo desenvolvimento de Stª Cristina. Depois de aceitar o convite, fui durante quatro anos Secretário da Junta. Em 2005 tivemos de novo eleições autarcias, nessa altura o Presidente em exercício, resolveu não voltar a candidatar-se, então avancei eu para discutir as eleições. Mas quero frisar, só me candidatei na ocasião, devido á recusa do então Presidente de junta.

Qual foi o principal motivo que o levou a candidatar?
Foi tentar mudar mentalidades e objectivos, porque numa Junta de Freguesia, não posso pensar só em paralelos e betão, mas principalmente no gosto pela terra. Assim consegui congregar á minha volta um conjunto de pessoas, essas sim, tiveram e têm um papel muito importante ao longo deste mandato. Quero realçar, que nós funcionamos em gabinetes de trabalho, onde todos os elementos da lista vencedora, têm uma parte activa nas mais variadas áreas. Felizmente existe uma boa relação com as diversas Associações, Culturais, Recreativas, Desportivas, e mesmo Associações de Pais, essa relação, e o ambiente existente, foram o principal objectivo que me levou a candidatar.

Quais foram os principais objectivos da sua candidatura?
É uma pergunta pertinente, porque aquela estratégia tem um único compromisso, que era (não prometemos nada a ninguém), a primeira vez que aparece a palavra promessa naquele manifesto eleitoral, é quando dizemos, não fazemos promessas, apenas dizemos vamos trabalhar, numa colaboração mutua entre a junta e a comunidade.

Logo tem outra Liberdade?
Não! Não é uma questão de mais ou menos liberdade, mas sim, uma questão de ser honesto com as pessoas, que quantas vezes são iludidas por obras megalómanas e com a promessa da resolução de problemas de um dia para o outro. Eu aprendi com muitas pessoas, assim como com os erros de outras na política.

Qual foi a mudança operada em Santa Cristina?
Santa Cristina evoluiu muito em minha opinião, em várias vertentes, logo o primeiro reflexo está no número de recenseamentos, que aumentou decisivamente o número de habitantes na freguesia.

Qual foi a influencia da junta nessa matéria?
A nossa influência está na dinâmica que imprimimos nos projectos, para os trazer para a nossa terra, pelo contrário iriam parar a outras terras.

Exemplifique.
Falamos do trabalho que não é visível, como a deslocação de algumas empresas para a nossa Freguesia. Mas, todo este desenvolvimento acontece, com um crescimento ordenado, para que não aconteça o que se vê por esse país fora! Nós aqui em Santa Cristina, já definimos várias carências, como é a zona industrial que está a crescer, e já tem instalada uma das maiores empresas europeias a ARCOFIOS, mas temos outras empresas já a nascer na zona de Tarrio, como por exemplo uma empresa de sacos de papel, uma empresa de químicos e outras que se seguem. Devido à boa localização se Santa Cristina, tem reunido muito potencial para atrair investimento. Estando Santo Tirso a 15 minutos de tudo, Santa Cristina está a 13minutos, porque está mais perto da auto-estrada.

O presidente de Santa Cristina pelo trabalho realizado ao longo destes três anos é um homem realizado?
Não me sinto minimamente realizado! Ainda à tanta coisa para fazer, e que eu gostaria de ver realizado, porem quer a conjuntura económica, quer a social ainda não o permitiram.

COUTO - SANTA CRISTINA TEM... CULTURA

O que é que gostaria de ver realizado objectivamente?
Eu tinha um sonho, que era de construir um complexo desportivo, que serviria toda a área envolvente de Santa Cristina do Couto. Mas as autarquias, principalmente as juntas de freguesia vivem com escassos financiamentos, e com reduzidas receitas!....

Qual tem sido o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso, a Santa Cristina: muito, pouco, ou assim-assim?
Não me posso queixar, e compreendo as dificuldades da Câmara, uma vez que tem 24 filhos, e é muito difícil gerir, por isso, nós não podemos ter a pretensão de ser mais beneficiados, que as outras 23 freguesias. O importante é ter uma boa relação com a Câmara Municipal, independentemente da cor política, eu tenho alguma dificuldade em compreender o discurso de alguns presidentes de junta, que afirmam não precisar da Câmara, esquecendo-se que grande parte das obras se deve à Câmara Municipal.

Como avalia a relação Junta/Câmara Municipal?
Normal. É uma relação institucional positiva.

Esperava mais?
Nós esperamos sempre mais, mas se calhar as associações também esperavam mais da Junta de Freguesia, o que é normal! As associações sabem que nós lhes damos o que podemos, e eu acredito que a Câmara Municipal tem feito o possível por Stª Cristina se não fez mais é porque efectivamente não foi possível! A nossa terra é uma freguesia tem evoluído, se não vejamos, nós temos; três Escolas, dois Grupos Folclóricos, mais o Colégio, e também, uma Associação de Intervenção Cívica. Somos uma junta de Freguesia muito activa, isso reflectiu-se no nosso manifesto. Criamos a semana da Freguesia, para que todas as associações possam diminuir as suas despesas. Esta semana tem nove dias, todos diversificados. Temos uma parceria com a Escola Tomaz Playo, onde a rede do CNO é uma realidade. Já o ano passado validadas várias pessoas de Santa Cristina e brevemente avançaremos com o 12ºano, também temos o Curso de Ciências Informáticas, Curso de Geriatria, Curso de Inglês Comercial e Curso de Higiene e Segurança… temos também, uma aposta na saúde que teve inicio em 2006, fizemos um rastreio gratuito de Glicemia e Tensão Arterial, que se realiza em três lugares diferentes da freguesia. Também temos Pedagogia que ininterruptamente temos realizado esses rastreios, já fizemos mais de 2500 rastreios o que é um sucesso. Muitas outras instituições têm tentado a realização destes planos, sem êxito, daí o nosso agradecimento a todas as pessoas que se têm empenhado no projecto, principalmente às enfermeiras e às técnicas de saúde, que se têm empenhado de uma forma desinteressada.
A loja da cultura, é um ponto marcante deste mandato, desde já queremos agradecer à Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente (Eng. Castro Fernandes). Pois, sem esse imprescindível apoio, este projecto não era possível, esta valência serve para uma enorme diversidade de actividades. No próximo mandato espero ter em pleno funcionamento o parque desportivo de Merouços, esta infra-estrutura vai dar uma nova dinâmica a nível desportivo á Freguesia.

O presidente parece um homem realizado pelo trabalho feito, certo?
Sou! Por que não haveria de ser? Mas aquilo que eu digo é que o povo de Santa Cristina não deve agradecer ao Presidente, mas sim a todo um grupo de trabalho e principalmente a eles próprios, porque sem eles nada era possível.

A um ano de distância das autárquicas, pensa candidatar-se de novo?
Muita coisa ainda vai acontecer, a seu tempo se verá...


Esta foi a entrevista ao Presidente da Junta de Santa Cristina do Couto, Jorge Gomes, a um ano das autárquicas.

"Adesão Pronta" em Santo Tirso

No âmbito do procedimento “Casa Pronta” e, em complemento deste serviço, entrou em funcionamento no passado dia 16 de Outubro, em Santo Tirso (Conservatória do Registo Predial), o “ADESÃO PRONTA”. O “Adesão Pronta” permite aos interessados, no momento da compra e venda de um imóvel, aderirem a centros de arbitragem de conflitos de consumo para a resolução dos conflitos decorrentes dos contratos de compra e venda de imóveis, em vez de tribunais judiciais. Assim, nos casos em que um munícipe de Santo Tirso opte pela compra de casa utilizando o “Casa Pronta”, passa a ser possível ao mesmo determinar, nesse momento, que os conflitos que surjam no âmbito desse contrato sejam resolvidos no Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave (tribunal com sede em Guimarães e apoiado pelo Ministério da Justiça) de forma mais rápida (cerca de três meses) e mais barata (que um tribunal judicial) para os cidadãos e empresas. No “Casa Pronta” – serviço disponibilizado em Santo Tirso desde Junho passado - os munícipes, as empresas e as entidades públicas intervenientes nos processos de transmissão de imóveis têm acesso a serviços e a informação de apoio, evitando a complexidade e a burocracia que envolvia o anterior processo de compra e venda de uma casa.

Diagnóstico de abandono da Ermida

Na falta de melhores argumentos para criticar a actuação da Câmara Municipal de Santo Tirso e da Junta de Freguesia de Santa Cristina do Couto, ambas socialistas, o núcleo social-democrata daquela freguesia veio a público no passado mês de Agosto, com um curto artigo publicado num blog, dar conta do estado de abandono a que, alegadamente, estaria votado o Lugar da Ermida. No entanto, a intenção clara de denegrir a imagem dos dois autarcas socialistas, Castro Fernandes e Jorge Gomes, caiu por terra logo na primeira frase. Diz o texto que “o Lugar da Ermida, que foi um dos que mais se desenvolveu nos últimos anos, continua completamente ao abandono”. Afinal, em que ficamos? Desenvolveu-se ou está abandonado? A sustentar a crítica do PSD local parece estar o facto de o Largo do Grilo, um dos principais acessos àquele lugar, junto à Rua da Bela, se apresentar como “uma imagem digna do Portugal no seu melhor” (para quem não sabe, este é um site que sobrevive à custa da exibição de fotografias que exploram o que de mais decadente acontece no nosso país). O mais hilariante, contudo, é a razão apontada para tamanho “choque”.
De acordo com os social-democratas de Santa Cristina do Couto, na base da crítica à autarquia socialista está a existência, no Largo do Grilo, de uma rotunda “com um vidrão no meio e sem qualquer tipo de jardinagem”, que, acrescenta o PSD, “mostram o abandono a que esta Junta de Freguesia e a Câmara Municipal lideradas pelo PS deixaram este cada vez mais importante lugar da freguesia e do concelho”. Ora bem, se é só isso… A resolução desse problema está, de resto, prevista para breve, graças à habitual e estreita colaboração da Junta de Freguesia com a Câmara Municipal, que tem já em mãos um estudo para a requalificação daquela zona, tendo em vista a optimização do sistema de drenagem das águas. Mas não é só isso. Depois desse tão “chocante” cartão-de-visita, e voltando a referir que aquele lugar tem conhecido um grande desenvolvimento industrial e habitacional (a que certamente não será alheia a intervenção dos decisores políticos locais), o PSD de Santa Cristina do Couto tem a lamentar… a erva nas valetas da Rua Padre José Costa Maia! É caso para dizer que, se são estes os grandes problemas da freguesia, então Santa Cristina do Couto deveria ser apontada como exemplo nacional de prosperidade e desenvolvimento. Mas isso, claro, não mereceria qualquer comentário ao PSD local…